Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1145
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thiagobarrosdecastro.pdf325.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A história da matemática como motivação para o processo de aprendizagem e contextualização dos conteúdos matemáticos na educação básica
Author: Castro, Thiago Barros de
First Advisor: Casagrande, Rogério
Referee Member: Mazorche, Sandro Rodrigues
Referee Member: Souza, Gilcélia Regiane de
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões e argumentos referentes a importância instrumental e motivadora da História Matemática para o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos matemáticos, salientando também a coerência de sua aplicabilidade com as propostas definidas pelos parâmetros curriculares e leis educacionais vigentes no sistema atual, destacando as possibilidades de contextualização em todos os segmentos em que se encontra inserido o educando: aspecto escolar, social e filosófico, bem como exemplos e sugestões que colaboram com os argumentos apresentados. Para tanto, as pesquisas foram orientadas a partir de literaturas de EVANS, D’AMBRÓSIO, MESERVE, ZUNIGA, FERREIRA, SWETZ, entre outros, que corroboram o princípio de que a matemática baseada em sua concepção histórica fornece, além da compreensão numérica, instrumentos fundamentais para sua aplicação no cotidiano escolar. Assim, a pesquisa apresenta argumentos que fortalecem a proposta de buscar na História recursos e procedimentos que viabilizem sua compreensão enquanto disciplina escolar de forma mais profunda, esclarecedora e, consequentemente duradoura.
Abstract: This paper presents reflections and arguments regarding instrumental and motivational importance of Mathematics History for teaching learning process of mathematical content, and underlines the coherence of its applicability to the proposals set out by the curriculum guidelines and existing educational laws in the current system, highlighting the contextualization of possibilities in every segment in which it is inserted the student: academic, social and philosophical aspect as well as examples and suggestions that collaborate with the arguments presented. To this end, the research was oriented from literatures of EVANS, D’AMBRÓSIO, MESERVE, ZUNIGA, FERREIRA, SWETZ, among others, which support the principle that the math based on its historical design provides, in addition to numerical understanding, tools fundamental to its application in everyday school life. Thus, the research presents arguments that strengthen the proposal to seek in history resources and procedures that enable their understanding as school subject more deeply, enlightening and therefore lasting.
Keywords: História da Matemática
Contextualidade
Ensino-Aprendizagem
History of Mathematics
Contextually
Teaching and Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Acadêmico em Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1145
Issue Date: 23-Jan-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.