https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10910
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lilianreginaaraujodossantos.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Educação financeira escolar na EJA: discutindo a organização orçamentária e a gestão de pequenos negócios informais |
Author: | Santos, Lilian Regina Araujo dos |
First Advisor: | Rodrigues, Chang Kuo |
Referee Member: | Muniz Junior, Ivail |
Referee Member: | Escher, Marco Antonio |
Resumo: | A presente pesquisa, desenvolvida com alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro, localizada em uma comunidade da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, propôs, por meio de quatro roteiros didáticos, o desenvolvimento de habilidades que lhes possibilitasse gerir ou implementar seu próprio negócio informal. Tal proposta foi baseada na Educação Financeira Escolar, de Silva e Powell (2013). O primeiro roteiro traz uma reflexão sobre a gestão do dinheiro, enfatizando a importância da utilização de uma planilha de custos como estratégia de organização financeira. O segundo apresenta uma ferramenta oriunda da Administração, que tem como função contribuir para o planejamento financeiro, não somente como forma de minimizar os gastos, mas como promotora da gestão consciente do dinheiro. O terceiro roteiro problematiza os processos de formação de preço dos produtos produzidos por eles. O quarto e último roteiro traz a apresentação de uma feira experimental de produtos, na qual ocorre a simulação da venda dos itens produzidos. Todos os roteiros trazem uma abordagem de tópicos relacionados ao consumismo e às práticas cotidianas de consumo. Buscamos, assim, enfatizar aos estudantes a necessidade de se saber identificar de forma objetiva suas necessidades e seus desejos, a fim de melhor controlá-los. |
Abstract: | The current research was developed with a group of young and older adults (EJA, in Portuguese) from a state public school in the state of Rio de Janeiro, precisely located in the North Zone of the city of Rio de Janeiro. The research proposed, through four didactic guidelines, the development of abilities in the students that would allow them to either manage or start their own informal business. The proposal was based on Silva and Powell’s (2013) School Financial Education. The first guideline intends to bring reflection about the topic of money management, emphasizing the importance of using a cost control spreadsheet as a strategy to financial organization. The second one presents a tool from the Administration field, which has the aim of contributing to financial planning not only as a way of minimize costs but also to foster a conscious money management. The third guideline questions the process of pricing the products they make. The fourth and last guideline presents an experimental product fair in which they simulate sales of their products. All the guidelines approach topics related to consumerism and daily practices of consumption. The research sought to emphasize the students’ needs and desires in an objective way in order to have more control over them. |
Keywords: | Educação matemática Educação financeira escolar Engenharia didática Teoria das situações didáticas Educação de Jovens e Adultos Mathematical education School financial education Didactic engineering Theory of didactic situations Youth and Adult Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10910 |
Issue Date: | 17-Dec-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License