Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10836
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deodatogomescosta.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Baixo desempenho em matemática e práticas de ensino: inquietações necessárias, explicações possíveis
Author: Costa, Deodato Gomes
First Advisor: Santos, Marcelo Câmara dos
Referee Member: Alves, Alessandra Maia Lima
Referee Member: Aguiar, Glauco da Silva
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir a seguinte questão: quais fatores têm contribuído para a baixa proficiência nas avaliações em larga escala em Matemática na Escola Girassol no 3º ano do Ensino Médio no ano de 2016? Será apresentado um histórico do processo de avaliação externo em larga escala no Brasil, destacando os caminhos da consolidação desta política. O mesmo movimento será feito em relação ao Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (SIMAVE), enquanto política de avaliação externa específica do Estado de Minas. Neste processo de investigação, temos como objetivos específicos: a descrição das circunstâncias e o contexto em que a escola estudada está inserida, desde o seu quadro docente e administrativo até a descrição dos seus estudantes, passando pela infraestrutura física até ao clima de trabalho existente na instituição; a análise dos fatores que provocam os baixos resultados em Matemática no 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2011- 2016 a partir dos dados da pesquisa de campo, da metodologia e do referencial teórico; e a proposição de ações que possam contribuir para a elevação dos resultados nas avaliações externas. O eixo de todas as ações sempre terá como centro os estudantes do 3º ano na disciplina de Matemática, com o intento de melhorar as suas proficiências, ações essas fundamentadas no diagnóstico e nas reflexões realizadas. Assumimos como hipótese que as baixas proficiências se dão em função da falta de apropriação dos resultados das avaliações em larga escala. Utilizando como metodologia a pesquisa qualitativa, iremos a campo para investigar por meio de entrevistas junto aos docentes de Matemática suas percepções sobre este fenômeno, uma vez que os mesmos estão envolvidos diretamente no processo educativo da Escola João Beraldo. Estaremos amparados também por autores que vêm, ao longo dos anos, discutindo o problema das avaliações externas no Brasil, com amplas reflexões teóricas acerca desta temática e, mais especificamente, sobre os entraves da apropriação de resultados.
Abstract: This dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case to be studied discusses the following question: which factors have contributed to the low proficiency in large-scale assessments in Mathematics at the Girassol School in 2016's 3rd year of High School? A history of the large-scale external evaluation process in Brazil will be presented, highlighting the ways of consolidating this policy. The same movement will be made regarding the System of Evaluation and Equity of Education (SIMAVE) as a specific external evaluation policy of the State of Minas Gerais. In this research process, the specific objectives are: to describe the circumstances and the context in which the school studied is inserted, from its teaching and administrative staff to the description of its students, comprising from the physical infrastructure to the existing work climate in the institution; the analysis of the factors that provoke the low results in Mathematics in the 3rd year of High School in the year of 2016 from the field research data, the methodology and the theoretical references; and the proposition of actions that can contribute to the elevation of the results in the external evaluations. The center of all actions will always be the students of the 3rd year in the Mathematics discipline, with the aim of improving their proficiencies – actions based on the diagnosis and the reflections developed. We hypothesize that low proficiency is due to the lack of appropriation of the results of large-scale evaluations. Using the methodology of qualitative research, we will go to the field to investigate through interviews with the Mathematics teachers their perceptions about this phenomenon, since they are directly involved in the educational process of the Girassol School. We will also be supported by authors who, over the years, have been discussing the problem of external evaluations in Brazil, with broad theoretical reflections on this subject and, more specifically, on the obstacles to the appropriation of results.
Keywords: Avaliação externa
Apropriação de resultados
Baixo desempenho
Prática pedagógica
External evaluation
Appropriation of results
Low performance
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10836
Issue Date: 28-Jan-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.