Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1074
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
helderzimmermanndeoliveira.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Motivação e flow-feeling em jovens jogadores do basquetebol
Author: Oliveira, Helder Zimmermann de
First Advisor: Miranda, Renato
Referee Member: Andrade, Alexandro
Referee Member: Toledo, Heglison Custódio
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os motivos pelos quais jovens atletas praticam o basquetebol baseado na Teoria da Auto-determinação, e também identificar e analisar as 9 Dimensões do Flow-Feeling e compará-las com a literatura existente. Para isto foram desenvolvidos três artigos. Em todos os estudos a amostra foi constituída de 59 jovens atletas praticantes da modalidade basquetebol, pertencentes a 5 clubes diferentes, sendo 2 desses considerados clubes de alto nível. No primeiro estudo buscou-se compreender a maneira como ocorre o processo de motivação segundo a Teoria da Autodeterminação. No segundo foi feita uma análise qualitativa dos aspectos do flow-feeling buscando compreender de que forma a modalidade basquetebol influencia nas dimensões do estado de flow. O terceiro artigo teve como objetivo compreender a relação da idade e do tempo de prática no estado de flow. De acordo com os resultados conclui-se que para a amostra estudada a motivação predominante é intrínseca e os atletas possuem baixos níveis de desmotivação. Com relação ao sentimento de fluidez as dimensões mais recorrentes no discurso foram Controle absoluto das ações; Experiência autotélica; Equilíbrio desafio-habilidade; Objetivos claros; Concentração Intensa na tarefa. Sendo que a primeira dimensão pode sofrer interferência do tempo de prática do atleta. As dimensões menos citadas foram : Perda da noção do tempo; Fusão entre ação e atenção; Perda da autoconsciência, feedback claro e imediato, bem como o flow total pode sofrer interferência da idade do atleta.
Abstract: The aim of this research was to identify the reasons that young athletes to practice basketball based on the Self-determination theory and also identify and analyze the 9 Dimensions of Flow-Feeling and compare them with the existing literature. To answer such questions were developed three articles. In all studies, the sample consisted of 59 young basketball athletes belonging to 5 different teams, 2 of those being considered elite team. In the first study, it sought to understand how the motivation process occurs according to the Self-Determination Theory. The second was a qualitative analysis of the flow-feeling aspects of trying to understand how the basketball influence on the dimensions of flow state. The third study aimed to understand the relationship of age and time to practice in the state of flow. According to the results it is concluded that the sample is studied motivation predominant intrinsic and athletes have low levels of desmotivation. Regarding the Flow-feeling, the dimensions were most frequently in the speech of sense of control; autotelic experience, challenge-skill balance, clear goals; Concentration on the task hand. Since the first dimension may be interfered practical time the athlete. The dimensions quoted less was loss transformation of time; action-awareness mergim, loss of self-consciousness, unambiguous feedback as well as the total flow can suffer interference from the age of the athlete.
Keywords: Motivação
Flow-feeling
Basquetebol
Psicologia do esporte
Motivation
Flow-feeling
Basketball
Sports psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação Física
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1074
Issue Date: 20-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.