Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1033
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carladesouzaoliveira.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Jogo pedagógico como instrumento de avaliação de uma ação coletiva de saúde bucal: a construção e a validação de um software
Author: Oliveira, Carla de Souza
First Advisor: Carmo, Antônio Márcio Resende do
Referee Member: Pereira, Marília Nalon
Referee Member: Maciel, Sérgio Murta
Resumo: Este estudo teve por objetivo a criação e a validação de um software educativo, que avalie a eficiência de atividades de promoção de saúde bucal, como um meio capaz de introduzir ou modificar hábitos de cuidados com a saúde. Para isso, uma equipe constituída de cirurgiões dentistas, designers, pedagogo e profissionais da tecnologia da informação construíram o software denominado: “Buscando respostas em saúde bucal”. Este se propõe de um modo simples, rápido e atraente avaliar o conhecimento adquirido após a realização de uma ação coletiva de saúde bucal. O estudo envolveu 35 crianças de 6 e 7 anos, alunos do Colégio de Aplicação João XXIII, Juiz de Fora, Minas Gerais. Uma atividade de promoção de saúde foi realizada inicialmente. Em seguida foi aplicado, no público alvo, o programa para se promover a validação. Os métodos utilizados para a validação foram os índices de confiabilidade, coeficiente de fidedignidade (coeficiente alfa de Cronbach) e o Percentual de Concordância. Os resultados mostraram que o cálculo do Percentual de Concordância foi alto variando de 97,1% a 100%. Desta forma, este software possui um bom índice de confiabilidade, podendo ser considerado validado.
Abstract: This study aimed at the creation and validation of an educational software to evaluate the effectiveness of activities to promote oral health, as a means able to enter or modify habits of health care. For this, a team composed of dentists, designers, educator and information technology professionals built the software called: "Seeking answers in oral health." This is proposed in a simple, fast and attractive evaluate the knowledge acquired after conducting a collective oral health. The study involved 35 children aged 6 and 7 years, students of the Colégio de Aplicação João XXII, Juiz de Fora, Minas Gerais. A health promotion activity was initially performed. Then it was applied, the target audience, the program to promote the validation. The methods were used to validate the reliability indices, Cronbach's alpha and Percentage of Agreement. The results showed that the calculation of the percentage of agreement was high ranging from 97.1% to 100%. Thus, this software has a good level of reliability and can be considered validated.
Keywords: Promoção em saúde
Saúde bucal
Validação de software
Promoting health
Oral health
Validation of software
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1033
Issue Date: 2-May-2013
Appears in Collections:Mestrado em Odontologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.