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Type: Dissertação
Title: Jovens trabalhadores das redes de fast food: experiência de trabalho e subjetividade
Author: Rosa, Letícia Barros Palma da
First Advisor: Cassab, Maria Aparecida Tardin
Referee Member: Pereira, Tatiana Dahmer
Referee Member: Batistoni, Maria Rosângela
Resumo: A dissertação aqui apresentada trata da relação estabelecida entre experiência de trabalho juvenil e produção da subjetividade, particularmente de jovens inseridos nas redes de fast food. Para tanto, apresenta o debate a respeito da compreensão sobre trabalho, à luz das concepções marxistas, e seu significado nos dias atuais. Apresenta também os modelos produtivos adotados pelo capital na contemporaneidade e discute seus impactos na vida do sujeito social. Estabelece uma discussão sobre a categoria juventude, amparada no conceito de geração e sua situação em relação ao mercado de trabalho. A fim de conhecer as relações de trabalho vivenciadas por esses jovens, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo, cujo locus eleito foi a empresa McDonald’s devido a sua expressividade e abrangência. Foram realizadas entrevistas com jovens trabalhadores inseridos em dois restaurantes pertencentes à rede no município de Juiz de Fora, privilegiando o ângulo de visão que compreende olhares e interpretações por eles apresentados. A partir da compreensão da indissociabilidade entre as condições materiais e objetivas experimentadas pelo sujeito social e a construção de sua subjetividade, que se dá histórica e socialmente, pôde-se perceber a influência exercida pela rede nos processos de subjetivação vivenciados por seus trabalhadores, constatando-se que os valores difundidos pela empresa são em grande parte incorporados pelos jovens e que a experiência do trabalho exaustivo restringe o desenvolvimento de suas subjetividades.
Abstract: This thesis aims to analyze the relationship established between the experience of youth workforce and the creation of their subjectivity, particularly of young people from fast food chains. It presents the debate about the understanding of work, in the light of Marxist conceptions, and its meaning today. It also presents the production models adopted by the capitalism in contemporary times and discusses their impact on the social life of the subject. It proposes a discussion on youth, based on the concept of generation and its position with regard to the labor market. In order to understand labor relations experienced by these young people, in addition to the literature research, a field research as carried out, which locus was the company McDonald's due to its expressiveness and scope. Interviews were conducted with young workers from two restaurants in the city of Juiz de Fora, favoring the angle comprised of their views and interpretations. From the understanding of indissociability between material and objective conditions experienced by the subject and the construction of subjectivity, historically and socially built up, it was possible to see the influence of the company on the subjective processes experienced by its workers, realizing that values disseminated by the company have great influence on the young and that the experience of exhausting work impairs the development of their subjectivities.
Keywords: Juventude
Trabalho
Subjetividade
Youth
Work
Subjectivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Serviço Social
Program: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1013
Issue Date: 6-Sep-2013
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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