DSpace Repository

Identidade ideológica no filme um homem com uma câmera (Vertov)

Show simple item record

dc.creator Leal, Paulo Roberto Figueira
dc.creator Conceição, Pedro Nogueira e
dc.date.accessioned 2019-04-10T18:32:53Z
dc.date.available 2019-03-15
dc.date.available 2019-04-10T18:32:53Z
dc.date.issued 2008
dc.citation.issue XIV pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9686
dc.description.abstract - pt_BR
dc.description.resumo O projeto teve por objetivo identificar a relevância do filme “Um homem com uma câmera” (1929), de Dziga Vertov, em duas dimensões: a primeira relativa aos diálogos do filme com as experimentações das vanguardas européias dos anos 20 – sobretudo com o impressionismo francês e com o manifesto futurista; uma segunda relacionada aos valores ideológicos (e, conseqüentemente, às determinações do contexto sócio-político do bolchevismo), expressos não apenas no conteúdo do filme, mas também nas suas opções formais de linguagem cinematográfica. Neste sentido, a ênfase fundamental se deu nas experimentações estéticas do construtivismo russo – do qual Vertov foi um dos nomes mais relevantes – que aparecem em “Um homem com uma câmera”. Também se discutiram os reflexos dessas experimentações na produção audiovisual contemporânea. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.relation.ispartof XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject - pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.title Identidade ideológica no filme um homem com uma câmera (Vertov) pt_BR
dc.type Artigo de Evento pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record