DSpace Repository

Impacto do capital humano no crescimento regional: um estudo sobre os municípios do sudeste brasileiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 Firme, Vinícius de Azevedo Couto
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201458J7 pt_BR
dc.contributor.referee1 Lopes, Luckas Sabioni
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279240A9 pt_BR
dc.contributor.referee2 Ribeiro, Hilton Manoel Dias
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758047U6 pt_BR
dc.creator Almeida, Leonardo Alexandrino de
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334926Z2 pt_BR
dc.date.accessioned 2018-10-04T14:48:38Z
dc.date.available 2018-09-25
dc.date.available 2018-10-04T14:48:38Z
dc.date.issued 2018-06-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7595
dc.description.abstract This research analyze the effect of the education, associated to human capital, on the per capita income growth of the municipalities of the southeastern region of Brazil, from 2000 to 2010. We sought to improve the economics’ growth understanding, especially related to the effects of education. In order to get efficient and unbiased results, spatial dependence and heterogeneity were incorporated into the models estimated using the techniques proposed by spatial econometrics. The results reveal that ignoring spatial effects would generate overestimated effects of education on economic growth. In addition, models with spatial regimes indicate that the total impact of education would be more likely to be high in regions with high fixed capital stock, belonging to the São Paulo State, with a population with less than five thousand or more than one million inhabitants and that show above-average economic growth. The worst results would be found in those regions belonging to the Espírito Santo and Rio de Janeiro States, which are exporters, with a population between five thousand and one million inhabitants, with a substantial level of rainfall and high inequality of income. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa analisa o efeito do fator educação, associado ao capital humano, sobre o crescimento da renda per capita dos municípios da região sudeste do Brasil, no período de 2000 a 2010. Buscou-se aprimorar a compreensão da dinâmica do crescimento econômico, especialmente, em relação aos efeitos da educação. A fim de obter resultados eficientes e não enviesados, a dependência e a heterogeneidade espaciais foram incorporadas aos modelos estimados por meio das técnicas propostas pela econometria espacial. Os resultados revelam que ignorar os efeitos espaciais induziria a estimativas superestimadas do efeito da educação no crescimento econômico. Ademais, os modelos com regimes espaciais indicam que o impacto total da educação teria maior probabilidade de ser alto em regiões com elevado estoque de capital fixo, pertencentes ao Estado de São Paulo, com população inferior a cinco mil habitantes ou superior a um milhão e que apresentam crescimento econômico acima da média. Os piores resultados seriam obtidos nas regiões pertencentes aos Estados do Espirito Santo e Rio de Janeiro, exportadoras, com população entre cinco mil e um milhão de habitantes, elevado nível de precipitação pluviométrica e elevada desigualdade de renda. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas pt_BR
dc.publisher.initials UFJF/GV pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Crescimento Regional pt_BR
dc.subject Capital Humano pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Economicas pt_BR
dc.title Impacto do capital humano no crescimento regional: um estudo sobre os municípios do sudeste brasileiro pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR


Files in this item

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record