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Evidências de validade da escala de atitudes em relação à leitura: ERAS-Br

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dc.creator Almeida, Lara Carolina de
dc.creator Barbosa, Altemir José Gonçalves
dc.creator Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
dc.date.accessioned 2018-09-05T15:52:37Z
dc.date.available 2018-08-08
dc.date.available 2018-09-05T15:52:37Z
dc.date.issued 2017-09
dc.identifier.citation ALMEIDA, Lara Carolina de; BARBOSA, Altemir José Gonçalves; MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Evidências de Validade da Escala de Atitudes em Relação à Leitura: ERAS-Br. Psico-USF, Campinas, v. 22, n. 3, p. 485-500, dez. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300485&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220309. pt_BR
dc.citation.volume 22 pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.citation.spage 485 pt_BR
dc.citation.epage 500 pt_BR
dc.identifier.doi http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220309 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7294
dc.description.abstract To obtain evidence of validity and reliability, the Brazilian version of the Elementary Reading Attitude Survey (ERAS-Br) was applied to 335 elementary school students. It was identified that multidimensional structures with two (Academic Reading and Recreational Reading) or three (Recreational Reading, General Academic Reading and Academic Reading Assessment) factors and one factor of second order are suitable to the ERAS-Br. Both the measure as a whole and the factors showed a satisfactory internal consistency. A test-retest procedure with an interval of 2 years and part of the sample obtained sufficient or good stability coefficients. Overall, the attitudes toward reading tended to be slightly positive, but declined in the 2-year interval. Although the ERAS-Br has good validity evidence based on the internal structure and reliability, the fact that the attitudes toward reading become less positive over the years is worrying. Further studies are recommended. pt_BR
dc.description.resumo Para obter evidências de validade e fidedignidade, a Escala de Atitudes em Relação à Leitura (ERAS-Br) foi aplicada em 335 estudantes do Ensino Fundamental. Identificou-se que estruturas muldimensionais com dois (Leitura Acadêmica e Leitura Recreativa) ou três (Leitura Recreativa, Leitura Acadêmica Geral e Leitura Acadêmica Avaliação) fatores e um fator de segunda ordem são adequadas para a ERAS-Br. Tanto a medida como um todo quanto seus fatores apresentaram consistência interna satisfatória. Um procedimento de teste-reteste com um intervalo de dois anos e parte da amostra obteve coeficientes de estabilidade suficientes ou bons. De modo geral, as atitudes em relação à leitura tenderam a ser ligeiramente positivas, mas declinaram no intervalo de dois anos. Embora a ERAS-Br possua boas evidências de validade baseadas na estrutura interna e fidedignidade, o fato de as atitudes em relação à leitura se tornarem menos positivas ao longo dos anos é preocupante. Pesquisas adicionais são recomendadas. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher - pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials - pt_BR
dc.relation.ispartof Psico-USF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Atitudes pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Medidas pt_BR
dc.subject Avaliação psicoeducacional pt_BR
dc.subject Attitudes pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Measures pt_BR
dc.subject Psychoeducational assessment pt_BR
dc.subject.cnpq - pt_BR
dc.title Evidências de validade da escala de atitudes em relação à leitura: ERAS-Br pt_BR
dc.title.alternative Evidence of the validity of the scale of attitudes towards reading: ERAS-Br pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR


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