DSpace Repository

O papel do gestor escolar no processo de melhoria da qualidade de ensino: o caso do Colégio Estadual Princesa Isabel

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 Machado, Márcia Cristina da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7 pt_BR
dc.contributor.referee1 Machado, Célia Tanajura
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774335U9 pt_BR
dc.contributor.referee2 Martins, Fabiana Carneiro
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701414T2 pt_BR
dc.creator Mello, Rita de Cássia de Assumpção
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8105800T5 pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-05T11:52:46Z
dc.date.available 2016-02-05
dc.date.available 2016-02-05T11:52:46Z
dc.date.issued 2014-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/686
dc.description.abstract The role of school management and its influence on the change of school results are themes of this dissertation, which aims to analyze to what extent the management of the State College Princess Isabel has contributed to the institution to become an effective school and what are the improvements more indicated for the continuation of this process. Identified himself, then what actions managers that led to overcoming obstacles, to rescue the self-esteem of students, the confidence of the school community and the consequent advance in the performance results of the Princess Elizabeth Public School, located in Petrópolis, after change management team in 2011. a survey was conducted through semi-structured interviews, indirect observation of the school, analysis of projects and educational activities, study the results of external reviews and quizzes. Through research, we can identify the school studied has characteristics of an effective, efficient and effective school. Based on the results achieved by research in the School of Educational Intervention Plan comprises two parts, the first refers to the strengthening of internal relations in the school and the second aims at the growth of school effectiveness by implementing the teaching method "Double School to College ". pt_BR
dc.description.resumo O papel do gestor escolar e sua influência na mudança dos resultados da escola são temas da presente dissertação que objetiva analisar até que ponto a gestão do Colégio Estadual Princesa Isabel tem contribuído para que a instituição se torne uma escola efetiva e quais são as melhorias mais indicadas para a continuidade desse processo. Identificaram-se, então, quais as ações dos gestores que levaram à superação de obstáculos, ao resgate da autoestima dos estudantes, à confiança da comunidade escolar e ao consequente avanço nos resultados de desempenho do Colégio Estadual Princesa Isabel, localizado em Petrópolis, após a mudança da equipe gestora em 2011. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, observação indireta da escola, análise dos projetos e ações pedagógicas, estudo dos resultados das avaliações externas e questionários. Com a pesquisa, pode-se identificar que a escola estudada apresenta características de uma escola eficaz, eficiente e efetiva. Com base nos resultados alcançados com a pesquisa na escola o Plano de Intervenção Educacional contempla duas vertentes, a primeira refere-se ao fortalecimento das relações internas na escola e a segunda objetiva o crescimento da efetividade escolar com a implementação da modalidade de ensino “Dupla Escola com Profissionalizante”. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Eficácia escolar pt_BR
dc.subject Efetividade escolar pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject School effectiveness pt_BR
dc.subject School effectiveness pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title O papel do gestor escolar no processo de melhoria da qualidade de ensino: o caso do Colégio Estadual Princesa Isabel pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record