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A ação gestora e a responsabilização na educação pública: um estudo de caso em uma escola do estado do Mato Grosso

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dc.contributor.advisor1 Oliveira Júnior , Lourival Batista de
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1 pt_BR
dc.contributor.referee1 Paula, Kelmer Esteves de
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252609E3 pt_BR
dc.contributor.referee2 Santos, Juliana Anacleto dos
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771390D6 pt_BR
dc.creator Silva, Rosana Maria Christofolo da
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/ pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-05T11:49:54Z
dc.date.available 2016-02-04
dc.date.available 2016-02-05T11:49:54Z
dc.date.issued 2014-08-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/679
dc.description.abstract The present dissertation aimed to analyze which factors led the Manuel Bandeira School (fictional name) to change its position as one of the worsts elementary schools in the city Juara/MT, in the early 1990s, in terms of the quality of teaching and academic achievent of its students, to the school with the highest Development Index of Basic Education (IDEB), in the year 2011, in the state of Mato Grosso. Therefore, by means of the improvement in the quality of education in the state, specifically in the state schools of the Cefapro hub of Juara, we aimed to identify, in this analysis, the factors that contributed to such improvement, investigating and mapping out the pedagogical management actions imbued with educational projects which were implemented between 2008 and 2013, as we intend to comprehend in which manner the manager‘s work impacted the reached results. The research, of qualitative approach, drew from semi-structured interviews as a data gathering instrument, conducted with the management team of such school, with the member of its CDCE and with the principal who managed previous mandates, as well as in loco observation and documental analysis. In order to analyze the reality experienced, we found basis in theories that discuss the role of the manager nowadays, beginning a process of perception aimed at magnifying the participative and pedagogical position of the managers. Aiming to socialize and divulge such factors, besides learning the actions that set in motion the educational practices which proved successful in the school, and improving the ones that needed, we proposed an Educational Intervention Plan, directed to the State Education Secretariat. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa tem o intuito de analisar os fatores que levaram a Escola Estadual Manuel Bandeira (nome fictício) a modificar sua posição de uma das escolas de ensino fundamental do município de Juara/MT, no início da década de 1990, com maiores dificuldades em termos da qualidade do ensino oferecido e da promoção do rendimento acadêmico de seus alunos, para a unidade escolar com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no ano de 2011, do estado do Mato Grosso. Assim, mediante a necessidade da melhoria da qualidade da educação no estado, especificamente nas escolas estaduais do polo do Cefapro de Juara, buscou-se identificar, nesta análise, os fatores que contribuíram para essa melhoria, investigando e mapeando as ações gestoras pedagógicas, imbuídas dos projetos educativos que foram implementados entre os anos de 2008 a 2013, no intuito de compreender de que forma o trabalho do gestor exerceu efeitos nos resultados alcançados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se valeu de entrevistas semiestruturadas como instrumental de coleta de dados, realizadas com a equipe gestora da referida escola, com o membro do seu Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) e com uma diretora que atuou nas gestões anteriores. Além disso, foi utilizada a observação in loco e a análise documental. Para avaliação da realidade vivenciada, este estudo foi respaldado por teorias que discutem o papel do gestor ao longo dos anos, em uma reflexão sobre quais ações o gestor deve promover na atualidade, iniciando um processo de percepção com vistas à ampliação da postura participativa e pedagógica dos gestores Com o intuito de socializar e divulgar os fatores encontrados na análise dos dados, além de possibilitar a aprendizagem das ações que desencadearam práticas educacionais que se fizeram exitosas na escola e aprimorar as que se mostraram necessárias, foi proposto um Plano de Intervenção Educacional, dirigido à Secretaria de Educação do Estado. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Dimensões e competências gestoras pt_BR
dc.subject Projetos educativos pt_BR
dc.subject Responsabilização pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Management dimensions and competencies pt_BR
dc.subject Educational Projects pt_BR
dc.subject Accountability pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title A ação gestora e a responsabilização na educação pública: um estudo de caso em uma escola do estado do Mato Grosso pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


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