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Defasagem de aprendizagem em matemática: o caso de uma escola estadual de educação profissional do estado do Ceará

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dc.contributor.advisor1 Teixeira, Beatriz de Basto
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6 pt_BR
dc.contributor.referee1 Santos, Marcelo Câmara dos
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768494P4 pt_BR
dc.contributor.referee2 Gonçalves, Heitor Antônio
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717891P3 pt_BR
dc.creator Aleixo, Roberta Eliane Gadelha
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/ pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-03T13:20:47Z
dc.date.available 2016-02-03
dc.date.available 2016-02-03T13:20:47Z
dc.date.issued 2014-05-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/651
dc.description.abstract The present dissertation aimed to elaborate an intervention proposal to minimize the learning discrepancy in Mathematics at a State School of Professional Education (EEEP, in Portuguese) in the state of Ceará. From a management case, we investigated the work conditions with the discipline at the institution in order to propose alternatives to overcome the problem. The selection of the school is justified given that the author was, at the beginning of the research, the principal of the EEEP being analyzed and, therefore, in a position to verify that the learning discrepancy, especially in Mathematics, may configure one of the main hurdles to the implementation of professionalizing courses at the school. In order to obtain information to describe and analyze the case, the investigation had as methodology the use of interviews with semi-structured scripts and documental research. By the end of the first chapter we came to the conclusion that there are two core elements influencing the problem: the organization and the responsibilities of the management team and the role of the school management in teacher training and assistance. On chapter 2, the issue was analyzed taking these two elements into consideration. Data analysis was conducted from the perspective of the following authors: Heloísa Lück (2008, 2009), Henry Mintzberg (2010), Thelma Polon (2011), José Carlos Libâneo (2008), Márcia Lima (2007), Ana Maria Falsarella (2004), Sérgio Lorenzato (2006), Plínio Moreira (2005) and Fernando Almeida (2011). Therefore, on chapter 3 we presented an intervention proposal which consists on actions to redefine the attributions of the management team and organize their work, so that the management may act in teacher training and assistance, focusing on Mathematics teachers. As such, within the restraints of this research, proposals were considered as an attempt to contribute to overcome the learning discrepancy in Mathematics at the studied school. pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação objetivou a elaboração de uma proposta de intervenção para minimizar a defasagem de aprendizagem de Matemática em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) no estado do Ceará. A partir de um caso de gestão, foram investigadas as condições de trabalho com a disciplina na instituição educacional para a proposição de alternativas à superação do problema encontrado. Esse recorte se justificou pelo fato de a autora deste trabalho, no início da pesquisa, ter sido gestora da EEEP em análise e, por isso, verificado que a defasagem de aprendizagem, especialmente em Matemática, pode se configurar como um dos principais entraves à implementação dos cursos profissionalizantes na escola. A fim de obter informações para descrever e analisar o caso, a investigação teve como metodologia o uso de entrevistas com roteiros semiestruturados e pesquisa documental. Ao final da descrição do caso no capítulo 1, levantou-se como hipóteses dois os elementos centrais que influenciam na existência do problema: a organização e as responsabilidades do trabalho da equipe gestora e o papel da gestão escolar na formação e no auxílio à atuação docente. No capítulo 2, o problema foi analisado levando-se em consideração esses dois elementos. A análise dos dados foi feita a partir da perspectiva de alguns autores: Heloísa Lück, Henry Mintzberg, Thelma Polon, José Carlos Libâneo, Márcia Lima, Ana Maria Falsarella, Sérgio Lorenzato, Plínio Moreira e Fernando Almeida. Desse modo, no capítulo 3, apresentou-se uma proposta de intervenção que consiste em ações para redefinir as atribuições da equipe gestora e organizar o seu trabalho, a fim de que a gestão possa atuar na formação e no auxílio à atuação docente, com foco no professor de Matemática. Dessa forma, nos limites desta investigação, proposições foram consideradas como uma tentativa de contribuir para superar a defasagem de aprendizagem em Matemática na escola pesquisada. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Defasagem de aprendizagem pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Equipe gestora pt_BR
dc.subject Learning discrepancy pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Management team pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title Defasagem de aprendizagem em matemática: o caso de uma escola estadual de educação profissional do estado do Ceará pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


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