DSpace Repository

Política de acompanhamento de egressos: oportunidade de aprimoramento do projeto pedagógico do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 Oliveira Júnior, Lourival Batista de
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1 pt_BR
dc.contributor.referee1 Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0 pt_BR
dc.contributor.referee2 Castro, Maria Cristina Drumond e
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700503J6 pt_BR
dc.contributor.referee3 Silva, Jonathas Batista Gonçalves
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br pt_BR
dc.creator Azalim, Sônia Maria Ferreira
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8465307D5 pt_BR
dc.date.accessioned 2018-03-12T15:51:41Z
dc.date.available 2018-03-06
dc.date.available 2018-03-12T15:51:41Z
dc.date.issued 2017-11-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6262
dc.description.abstract In order to advance in the understanding of how the implamentation of a policy of monitoring of graduates of a course can contribute to the improvement of the pedagogical project of this course and, consequently, to improve the quality of teaching, a case study was accomplished in the Environmental and Sanitation Engineering Course in the Federal University of Juiz de Fora (MG). For your qualitative nature, it was used as data collection instruments, interview - with professors of the course and internship supervisors – and the questionnaire applied of the graduates. In addition certain information was obtained from observation of the research, which is embedded in the analyzed environment. Additionally, in order to support the discussions bibliographic and documentary consultations were used. The discussion was made from to main themes – the administrative and pedagogical, understanding that the first does not materialize without other and vice versa. The obtained results pointed to the existence of a range of possilities of the use the collected information thought the monitoring of the egress in relation to necessary changes in the PPP to keep the students to date with the social, market and legal demands. Moreover, this monitoring proved to be an important management tool, since it has the potential to provide subsidies for the decision-making process inherent of the professors in universities play at the same time teaching and administration activities. pt_BR
dc.description.resumo Para avançar na compreensão de como a implementação de uma política de acompanhamento dos egressos de um curso pode contribuir para o aperfeiçoamento do seu projeto pedagógico e, consequentemente, para a melhoria da qualidade do ensino, realizou-se um estudo de caso no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Por sua natureza qualitativa, foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista – com docentes do curso e supervisores de estágio – e o questionário – aplicado aos egressos. Além disso, determinadas informações foram obtidas a partir da observação da pesquisadora, que está inserida no ambiente analisado. Adicionalmente, com vistas a amparar as discussões, foram realizadas consultas bibliográficas e documentais. A discussão foi feita a partir de dois eixos temáticos - o pedagógico e o administrativo -, compreendendo-se que um não se materializa sem o outro. Os resultados obtidos sinalizam para a existência de uma gama de possibilidades de uso das informações coletadas mediante o acompanhamento do egresso no que se refere às alterações necessárias no Projeto Pedagógico do Curso para mantê-lo atualizado com as demandas sociais, legais e de mercado. Mais ainda, esse acompanhamento mostrou-se importante instrumento de gestão, tendo em vista que tem o potencial de fornecer subsídios para o processo decisório inerente às atividades dos professores do ensino superior que desempenham concomitantemente atividades de docência e administrativa. pt_BR
dc.description.sponsorship PROQUALI (UFJF) pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department - pt_BR
dc.publisher.program - pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Acompanhamento de egressos pt_BR
dc.subject Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Monitoring of graduates pt_BR
dc.subject Pedagogical project pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title Política de acompanhamento de egressos: oportunidade de aprimoramento do projeto pedagógico do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record