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Centro socioeducativo de acolhimento aos jovens infratores: a ótica da arquitetura e da psicologia como forma de contribuir com a reintegração social

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dc.contributor.advisor1 Machado, Ernani Simplicio
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4750680T7 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 Silva, Gilson Peres Tosta da
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4305833P4 pt_BR
dc.contributor.referee1 Silveira, Carlos Eduardo Ribeiro
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br pt_BR
dc.contributor.referee2 Santos, Flávia Maria Ávila dos
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br pt_BR
dc.creator Carvalho, Marília Roberto da Cruz
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4816740A9 pt_BR
dc.date.accessioned 2018-03-09T17:39:40Z
dc.date.available 2017-08-28
dc.date.available 2018-03-09T17:39:40Z
dc.date.issued 2017-07-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6250
dc.description.abstract - pt_BR
dc.description.resumo As leis, assim como as suas respectivas transgressões, são fenômenos sócio-culturais originados em uma sociedade específica e com influência no contexto histórico. Os mecanismos de punição evoluiram até o modo atual, em que se busca um trato mais humano dos indivíduos transgressores seguindo a lógica da reeducação social e da futura reinserção desses sujeitos na sociedade. Esse pensamento é fruto de debates e pesquisas entre diversas áreas de saber que se complementam, construindo um corpo teórico robusto a cerca da temática. Assim, a sociologia, a psicologia, o direito e a arquitetura convergem em afirmar que o trato com jovens infratores não deve ser igual às metodologias utilizadas com adultos em sistemas penitenciários tradicionais, pois se entende a criança e o adolescente como elementos vulneráveis da sociedade e como seres humanos em pleno estágio de desenvolvimento da personalidade. A arquitetura entra em foco pensando nos arranjos de espaço que exaltariam comportamentos de socialização e elementos que prezem pela privacidade e individualidade dos sujeitos, sem desconsiderar a importância de fatores como o controle e a vigilância necessários para essas instituições. Com isso, o presente trabalho objetivou levantar questões e estabelecer o estado atual a cerca dos centros socioeducativos, levantando-se a hipótese de que o conteúdo arquitetônico desses centros pode ser mais bem planejado a fim de facilitar a proposta pedagógica dos mesmos. PRANCHA RESUMO - Centro socioeducativo: nova ótica aplicada na zona norte de Juiz de Fora pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Arquitetura pt_BR
dc.subject Psicologia ambiental pt_BR
dc.subject Criminalidade pt_BR
dc.subject Criança e adolescente pt_BR
dc.subject Centro socioeducativo pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO pt_BR
dc.title Centro socioeducativo de acolhimento aos jovens infratores: a ótica da arquitetura e da psicologia como forma de contribuir com a reintegração social pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR


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