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Preditores neuropsicológicos da leitura em crianças com TDAH

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dc.contributor.advisor1 Justi, Francis Ricardo dos Reis
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742159H6 pt_BR
dc.contributor.referee1 Justi, Claudia Nascimento Guaraldo
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716854Z1 pt_BR
dc.contributor.referee2 Kruszielski, Leandro
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770657U2 pt_BR
dc.creator Schmitt, Juliana Campos
dc.creator.Lattes http://lattes.com.br pt_BR
dc.date.accessioned 2018-01-29T10:59:19Z
dc.date.available 2018-11-01
dc.date.available 2018-01-29T10:59:19Z
dc.date.issued 2017-03-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6143
dc.description.abstract The study investigated the influence of cognitive variables and the influence of the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) on reading. Seventy children from second to 7th grade took part in this study. These children were divided into two groups: ADHD and control. Tasks of phonological ability (phonological awareness and phonological work memory), rapid automatized naming, vocabulary, IQ, attention, cognitive flexibility and reading (accuracy, fluency and comprehension) were applied. Multiple linear regression analyzes indicated that, when controlling for age, IQ and ADHD, rapid automatized naming and phonological awareness strongly contributed to reading accuracy, reading fluency and reading comprehension. ADHD was negatively related to reading comprehension, probably because components of executive function as monitoring, planning, and response inhibition are likely to be important for comprehension. pt_BR
dc.description.resumo O estudo investigou a influência de variáveis cognitivas e do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na leitura de crianças do 2° ao 7° anos do Ensino Fundamental. Participaram 70 crianças, divididas em dois grupos: TDAH e controle. Foram aplicadas tarefas de habilidade fonológica (consciência fonológica e memória de trabalho fonológica), nomeação seriada rápida, vocabulário, QI, atenção, flexibilidade cognitiva e leitura (precisão, fluência e compreensão). Análises de regressão linear múltipla indicaram que, ao controlar idade e QI, a nomeação seriada rápida e a consciência fonológica contribuíram fortemente para precisão, fluência e compreensão de leitura; o TDAH influenciou somente na compreensão. O TDAH parece influenciar negativamente na compreensão de leitura, visto que os componentes da função executiva, monitoramento, planejamento e inibição de resposta, provavelmente, interferem na compreensão. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department ICH – Instituto de Ciências Humanas pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Psicologia pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Embargado pt_BR
dc.subject TDAH pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Consciência fonológica pt_BR
dc.subject Nomeação seriada rápida pt_BR
dc.subject Memória de trabalho fonológica pt_BR
dc.subject Função executiva pt_BR
dc.subject ADHD pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Phonological awareness pt_BR
dc.subject Rapid serial naming pt_BR
dc.subject Phonological work memory pt_BR
dc.subject Executive function pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA pt_BR
dc.title Preditores neuropsicológicos da leitura em crianças com TDAH pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


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