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O desenho na Reforma João Pinheiro de 1906 em Minas Gerais

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dc.contributor.advisor1 Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6 pt_BR
dc.contributor.referee1 Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797642D0 pt_BR
dc.contributor.referee2 Carneiro, Reginaldo Fernando
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713964D6 pt_BR
dc.creator Almeida, Andréia Magalhães Dias
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8194360E7 pt_BR
dc.date.accessioned 2017-09-22T15:23:17Z
dc.date.available 2017-09-22
dc.date.available 2017-09-22T15:23:17Z
dc.date.issued 2017-06-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5808
dc.description.abstract This paper work aims to historically investigate drawing as a qualification discipline for primary school teachers and as subject of primary school since João Pinheiro Reform in 1906. This reform established the standards for the group schools in Minas Gerais. The research source is the educational legislation from the late 19 century, namely Benjamin Constant Reform, Mineira Reform in 1898 and João Pinheiro Reform. Two pairs of analyses have been used to develop the mentioned research. They are: elements and rudiments, general formation and professional formation. These concepts are addressed to the drawing purposes in each moment, and in every formation level. We have looked for references concerning the proposed historic production by Marc Bloc, as well as from the inputs based on the history of school subjects of André Chervel, from Julia’s contributions related to school culture. Referring to the mathematics education history, we consulted Wagner Valent due to his importance for debating the concepts of the Mathematics education cultural history. As an overall assessment, we have found in the regulation that portrays the Reform João Pinheiro, some required teachings for Drawing instruction that indicate some utilitarian-practical schooling, which aim the professional formation. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo a investigação histórica do Desenho enquanto disciplina na formação de professores primários e como matéria de ensino primário, a partir da Reforma João Pinheiro, em 1906, que institui o modelo dos grupos escolares em Minas Gerais. Tomamos como fonte de pesquisa a legislação educacional do final do século XIX, nomeadamente a Reforma Benjamin Constant, a reforma mineira de 1898 e a Reforma João Pinheiro. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos dois pares de análise, quais sejam: elementos e rudimentos; formação geral e formação profissional. Tais conceitos dizem respeito às finalidades do Desenho em cada um desses momentos e em cada nível de formação. Buscamos referências nas concepções de produção histórica propostas por Marc Bloch, nos aportes da história das disciplinas escolares de André Chervel, nas contribuições de Julia que discute a cultura escolar. Relativo à história da educação matemática, recorremos ao pesquisador Wagner Valente por trazer a conceituação da história cultural na Educação Matemática. Em termos de conclusão, encontramos nas normativas que caracterizam a Reforma João Pinheiro, nos dois níveis de formação – primário e normal –, ensinamentos prescritos para o ensino de Desenho que indicam um ensino prático-utilitário cuja finalidade era a formação profissional. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department ICE – Instituto de Ciências Exatas pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação Matemática pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Desenho pt_BR
dc.subject Legislação educacional pt_BR
dc.subject Reforma João Pinheiro pt_BR
dc.subject Mathematics education history pt_BR
dc.subject Drawing pt_BR
dc.subject Educational legislation pt_BR
dc.subject João Pinheiro’s Reform pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA pt_BR
dc.title O desenho na Reforma João Pinheiro de 1906 em Minas Gerais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


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