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As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967)

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dc.contributor.advisor1 Christo, Maraliz de Castro Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8 pt_BR
dc.contributor.referee1 Rosmaninho, Nuno
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/ pt_BR
dc.contributor.referee2 Ribeiro, Naiara Damas
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/ pt_BR
dc.creator Gomes, Rhuan Fernandes
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488756A4 pt_BR
dc.date.accessioned 2017-05-16T15:57:54Z
dc.date.available 2017-05-16
dc.date.available 2017-05-16T15:57:54Z
dc.date.issued 2015-08-31
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4362
dc.description.abstract This dissertation focuses on the reception of the Grão Vasco’s paintings in the Luís Reis Santos’s (1898-1967) historiography of art. Critic, connoisseur and collector, Reis Santos wrote two works about this painter, published in 1946 and 1962, successively cited until our days, that virtually pacify the subject. These texts are addressed here based on the comprehension that a historiographical operation can be understood through a combination of the social historian place, with their scientific practices and his writing, full of experiences and expectations. The main objective is to realize how, and also why, for what, to whom, Luís Reis Santos, in his very specific context - political, social or intellectual - built his own understanding of the Grão Vasco’s paintings, deconstructing a myth and raising a new on. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho se debruça sobre a recepção das pinturas do Grão Vasco na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1898-1967). Crítico, connoisseur e colecionador, escreveria duas obras sobre Vasco Fernandes, publicadas em 1946 e 1962, que sucessivamente citadas até nossos dias, praticamente pacificam o tema. Estes textos são aqui abordados a partir da compreensão de que uma operação historiográfica pode ser entendida por meio da combinação do lugar social do historiador, das práticas científicas de seu meio e de sua escrita, repletos de experiências e expectativas. O objetivo principal é compreender como, e também por que, para que, para quem, Luís Reis Santos, em seu contexto bastante específico – político, social ou intelectual – construiu seu próprio entendimento da pintura do Grão Vasco, desconstruindo um mito e criando um novo. pt_BR
dc.description.sponsorship FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department ICH – Instituto de Ciências Humanas pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em História pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject História da historiografia da arte pt_BR
dc.subject História intelectual pt_BR
dc.subject História da arte pt_BR
dc.subject Luís Reis Santos pt_BR
dc.subject Grão Vasco pt_BR
dc.subject Salazarismo pt_BR
dc.subject Historiography of art history pt_BR
dc.subject Intellectual history pt_BR
dc.subject Luís Reis Santos pt_BR
dc.subject Grão Vasco pt_BR
dc.subject Salazar’s dictatorship pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA pt_BR
dc.title As imagens do artista pela caneta do crítico : o "Grão Vasco" na historiografia da arte de Luís Reis Santos (1930- 1967) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


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