DSpace Repository

A pauta e o fazer jornalístico no contexto dos dispositivos de busca e indexação baseados em palavras-chave: perspectivas de noticiabilidade dentro e fora do ambiente imersivo digital

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 Pimenta, Francisco José Paoliello
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9 pt_BR
dc.contributor.referee1 Santana, Wedencley Alves
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777783E5 pt_BR
dc.contributor.referee2 Silva, Cícero Inacio da
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706930D2 pt_BR
dc.creator Antunes, Mariana do Amaral
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209303A6 pt_BR
dc.date.accessioned 2016-01-25T17:57:59Z
dc.date.available 2016-01-19
dc.date.available 2016-01-25T17:57:59Z
dc.date.issued 2014-05-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/431
dc.description.abstract This research wanted to investigate the influence of search engines and other indexing technologies of such networks in the production and selection of digital content within the immersive environment - more specifically the news values that make certain issue becomes news on the internet and later on TV. It analyzes, empirically, words and key terms (keywords) most popular searches on Google and Twittered collected with the G1 news portal and the National Journal of Globo TV, trying to reflect on the possible causes that would lead commonly sought and discussed issues these platforms to serve as non-tariff or online and traditional vehicles, according to their relevance and recreational / social / political / ideological appeal. The approach to work explores the impact of digital technologies based indexing in journalism, facing a medium that is constantly evolution. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência dos mecanismos de busca e demais tecnologias de indexação das redes telemáticas na produção e seleção de conteúdo dentro do ambiente imersivo digital – mais precisamente nos valores-notícia que fazem com que determinado assunto se torne notícia na internet e, posteriormente, na TV. Para tal, analisa, de forma empírica, palavras e termos-chave (keywords) mais buscados no Google e comentados no Twitter com notícias coletadas no Portal G1 e no Jornal Nacional, buscando refletir sobre as possíveis causas que levariam os assuntos comumente buscados e discutidos nessas plataformas a servir como pauta ou não dos veículos online e tradicionais, de acordo com sua relevância e apelo lúdico/social/político/ideológico. Dessa forma, a abordagem do trabalho explorao impacto das tecnologias digitais baseadas em indexação no jornalismo, frente a um meio que se encontra em constante evolução. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Comunicação Social pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Comunicação pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Critérios de Noticiabilidade pt_BR
dc.subject Webjornalismo pt_BR
dc.subject Mecanismos de busca pt_BR
dc.subject Cibercultura pt_BR
dc.subject Communication pt_BR
dc.subject Webjournalism pt_BR
dc.subject News values pt_BR
dc.subject Search engines pt_BR
dc.subject Cyberculture pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO pt_BR
dc.title A pauta e o fazer jornalístico no contexto dos dispositivos de busca e indexação baseados em palavras-chave: perspectivas de noticiabilidade dentro e fora do ambiente imersivo digital pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record