DSpace Repository

Uma história de Ariadnes: escola e “atendimento especializado” em um labirinto

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 Clareto, Sônia Maria
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3 pt_BR
dc.contributor.referee1 Vasconcellos, Maria Helena Falcão
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727387Y2 pt_BR
dc.contributor.referee2 Marques, Luciana Pacheco
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727347P8 pt_BR
dc.creator Abrantes, Frederika de Assis Burnier Lopes de Albuquerque
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771042J5 pt_BR
dc.date.accessioned 2017-03-24T12:01:20Z
dc.date.available 2017-03-23
dc.date.available 2017-03-24T12:01:20Z
dc.date.issued 2009-03-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3836
dc.description.abstract This dissertation seeks to trace a study about a “specialized assistance for students with school failure status”: how it functions, who are these students and how does this assistance affects them. A story of Ariadnes is narrated; Ariadnes who do not represent personal subjects, they are forces engendered in a research field. As the investigation advances a labyrinthian methodology is developed: a qualitative methodology which is hybrid and multifaceted and proposes neighborhood between a methodless plurality, cartography and ethnography. A labyrinthian methodology which requires a labyrinthian writing in order to weave the twines produced when meeting Ariadnes: questions-twines, twine of names, content-twine, experience-twine, twine of contemporary subjectivations, device-twine and methodologies-twines. It is in the weaving of these twines that some questions are problematized such as: construction of ideals, formation as formatting, dichotomy of normal X abnormal, adjustment of the difference, establishment of sameness, educational contentism, education as means to making the future, movements of resistance, existence in becoming, relationship with the unknown, invention processes, a rhizomic pedagogy, breaking of continuities, deterritorialiations, exploring other ways of existing, inauguration of existential territories. pt_BR
dc.description.resumo Nessa dissertação busca-se traçar um estudo sobre um “atendimento especializado para alunos em situação de fracasso escolar”: como funciona, quem são esses alunos atendidos e como esse atendimento os afeta. Narra-se uma história de Ariadnes; Ariadnes que não representam sujeitos pessoais, são forças engendradas em um campo de pesquisa. No próprio caminhar da investigação é desenvolvida uma metodologia labiríntica: uma metodologia qualitativa híbrida e multifacetada, que propõe uma vizinhança entre uma pluralidade imetódica, cartografia e etnografia. Uma metodologia labiríntica que exige uma escrita labiríntica para tecer os fios produzidos em encontros com Ariadnes: fios-questões, fio de nome, fio-conteúdo, fio-experiência, fio de subjetivações contemporâneas, fio-dispositivo e fios-metodologias. É no tecer desses fios que são problematizadas questões como: construção de ideais, formação como formatação, dicotomia normal X anormal, enquadramento da diferença, estabelecimento de uma mesmidade, conteudismo educacional, educação como fabricação de futuro, movimentos de resistência, existência em devir, relação com desconhecido, processos de invenção, uma pedagogia rizomática, quebra de continuidades, desterritorializações, exploração de outros modos de existir, inauguração de territórios existenciais pt_BR
dc.description.sponsorship FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Produção de subjetividade pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Diferença pt_BR
dc.subject Production of subjectivity pt_BR
dc.subject Experience pt_BR
dc.subject Difference pt_BR
dc.subject School failure pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title Uma história de Ariadnes: escola e “atendimento especializado” em um labirinto pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record