DSpace Repository

A identificação de nomes e adjetivos por crianças adquirindo o PB

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 Name, Maria Cristina Lobo
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701631E5 pt_BR
dc.contributor.referee1 Miranda, Neusa Salim
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do pt_BR
dc.creator Almeida, Christiano Pereira de
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525632D4 pt_BR
dc.date.accessioned 2017-02-22T14:52:08Z
dc.date.available 2017-02-22
dc.date.available 2017-02-22T14:52:08Z
dc.date.issued 2007-08-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3442
dc.description.abstract This dissertation aims at the identification process of elements in the lexical categories of Name and Adjectives in Brazilian Portuguese trying to treat the specificities of the BP such as the possible variation of the complex DP constituent elements order and the absence of morphophonological marks that distinguish adjectives and names. The working hypothesis assumed is that in a first moment of the language acquisition the structural information made available by the preferential order of occurrence of that elements in BP acts as a powerful clue of which the child makes use of. The theoretical approach adopted tries to conciliate a language model that treats the phenomenon of acquisition (Minimalist Program: Chomsky, 1995) and processing models for the language acquisition (bootstrapping models). Experimental activities were developed and the results point to the importance of the structural information in a first moment and the semantic information in posterior stages of the identification process of names and adjectives. pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação diz respeito ao processo de identificação dos elementos das categorias lexicais Nome e Adjetivo no Português do Brasil, buscando dar conta de especificidades do PB, como a variação possível de ordem dos elementos constituintes do DP complexo e a ausência de marcas morfofonológicas que distingam adjetivos de nomes A hipótese de trabalho assumida é a de que, em um primeiro momento da aquisição da linguagem, a informação estrutural disponibilizada pela ordem preferencial de ocorrência destes elementos no PB atua como uma pista robusta da qual a criança faz uso. A abordagem teórica adotada busca conciliar um modelo de língua que trate do fenômeno de aquisição (Programa Minimalista: Chomsky, 1995), com modelos de processamento voltados para a aquisição da linguagem (modelos de bootstrapping). Foram desenvolvidas atividades experimentais cujos resultados apontam para a importância da informação estrutural, em um primeiro momento, e da informação semântica em etapas posteriores do processo de identificação de nomes e adjetivos. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Letras pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Aquisição lexical pt_BR
dc.subject Nome pt_BR
dc.subject Adjetivo pt_BR
dc.subject Bootstrapping pt_BR
dc.subject Lexical acquisition pt_BR
dc.subject Name pt_BR
dc.subject Adjective pt_BR
dc.subject Bootstrappin pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA pt_BR
dc.title A identificação de nomes e adjetivos por crianças adquirindo o PB pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record