DSpace Repository

Estudando conteúdos matemáticos com direcionamentos de modelagem matemática: o caso da função afim

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 Piermatei Filho, Orestes
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731468T8 pt_BR
dc.contributor.referee1 Bean, Dale William
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700375H7 pt_BR
dc.contributor.referee2 Soares, Carlos Alberto Santana
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728394D2 pt_BR
dc.contributor.referee3 Silva, Amarildo Melchiades da
dc.contributor.referee3Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0 pt_BR
dc.contributor.referee4 Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino
dc.contributor.referee4Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734830A9 pt_BR
dc.creator Abreu, Lorena Luquini de Barros
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455317P0 pt_BR
dc.date.accessioned 2016-12-22T12:52:52Z
dc.date.available 2016-12-22
dc.date.available 2016-12-22T12:52:52Z
dc.date.issued 2011-04-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3052
dc.description.abstract This research consists on working with mathematical functions through contributions made by the Mathematical Modeling practice, using a model which allows the educator to develop a search for interaction using mathematics contextualized in the students‟ reality. Thus, opposite to the more traditional teaching methods, this study indicates the possibility of understanding content related to affine functions, based on the results obtained in a group composed by four students from first year of high school in Brazil and, methodologically, using the mathematical modeling for this purpose. This research is divided in five chapters that seek to guide the educator to the initial importance of the functions content in the Brazilian education, the practical lessons targeted to students in a field research, which sought to bring the subject closer to the students‟ reality through a problem-situation involving students in a pizzeria near the school. Hence, reality and mathematics become inextricable tools for students to understand common situations, that incorporate the subject to a variety of experiences, ensuring teachers and students wide possibilities to develop together an understanding of this subject, with the necessary interaction to accomplish quality learning. pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa constitui-se em trabalhar com as funções matemáticas mediante as contribuições concedidas pela prática da Modelagem Matemática, por meio de uma concepção que permite ao educador desenvolver uma busca pela interação proveniente da matemática contextualizada na realidade dos estudantes. Sendo assim, ao contrário dos métodos de ensino mais tradicionais, o estudo aponta para a possibilidade de compreensão acerca do conteúdo de funções afins, tomando como base as implicações obtidas em um grupo de quatro alunos do 1o ano do Ensino Médio e, metodologicamente, utilizando-se da Modelagem Matemática para tal fim. A pesquisa divide-se em cinco capítulos que buscam nortear o educador para a importância inicial do conteúdo de funções na educação brasileira, os ensinamentos práticos direcionados aos alunos em uma pesquisa de campo, que buscou aproximar a disciplina à realidade em que esses estudantes se inserem, por meio de uma situação-problema envolvendo os alunos em uma pizzaria próxima à escola. Dessa forma, realidade e matemática tornam-se indissolúveis ferramentas para os alunos compreenderem situações cotidianas que integram a disciplina às mais variadas experiências, garantindo-se ao corpo docente e discente amplas possibilidades de desenvolverem, juntos, o entendimento de tal disciplina, numa interação necessária a qualquer aprendizado de qualidade. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department ICE – Instituto de Ciências Exatas pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação Matemática pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Funções pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem da matemática pt_BR
dc.subject Mathematics Education pt_BR
dc.subject Mathematical Modeling pt_BR
dc.subject Functions pt_BR
dc.subject Interaction pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning of Mathematics pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.title Estudando conteúdos matemáticos com direcionamentos de modelagem matemática: o caso da função afim pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record