DSpace Repository

Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 Bruno, Adriana Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2 pt_BR
dc.contributor.referee1 Borges, Eliane Medeiros
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1 pt_BR
dc.contributor.referee2 Mattar Neto, João Augusto
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180853J2 pt_BR
dc.creator Abreu, Pedro Henrique Benevides de
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456404D6 pt_BR
dc.date.accessioned 2016-07-08T13:24:19Z
dc.date.available 2016-07-07
dc.date.available 2016-07-08T13:24:19Z
dc.date.issued 2012-06-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1750
dc.description.abstract This paper seeks to understand the learning that arises from the use of entertainment video games in digital natives. Towards that goal, the question established itself though the following problem: what type of learning can emerge from de natives relationship with games? Through dialogue, via open questionnaires with the research subjects, namely: young post graduate Brazilian students and High School students form a public school, we tried to develop a research of illustrative nature, intended to elucidate and develop a background of the realities of the digital natives learning process. It is understood by digital natives, not only those individuals who were born and developed surrounded by digital technologies, as well as people who use these elements in various facets of their lives. In order to address these individuals and their appropriation of the world of video games, we used some of the studies conducted by the American psychologist David Kolb on experiential learning, combined with studies of the American scholar Marc Prensky and their formulations about learning of digital natives. The research revealed that these individual have different relationships with games. In a way, when it comes to digital natives, what they play, study or work with ends up blending together generating knowledge. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho busca compreender as aprendizagens que surgem da utilização de videogames de entretenimento por nativos digitais. Deste modo, a problemática anunciada se constitui em compreender as aprendizagens que emergem aos nativos digitais em sua relação com os videogames. Por meio do estudo teórico sobre nativos digitais e aprendizagens, acompanhado de questionários abertos com os sujeitos de pesquisa – a saber, jovens alunos de cursos de pós-graduação brasileiros e alunos do Ensino Médio de uma escola pública –, a pesquisa discutiu a temática proposta. A empiria, que neste contexto assumiu-se como ilustrativa, elucidou e desenvolveu um plano de fundo sobre as realidades de aprendizagens em nativos digitais e a forma como aprendem. Compreendem-se como nativos digitais não somente aqueles indivíduos que nasceram e se desenvolveram rodeados por tecnologias digitais, como também pessoas que lançam mão desses elementos nas mais variadas facetas de suas vidas. De forma a direcionar o olhar para esses indivíduos e suas apropriações do mundo dos jogos eletrônicos, utilizamos algumas pistas por meio dos estudos realizados pelo psicólogo americano David Kolb acerca de aprendizagem experiencial, aliados aos do estudioso americano Marc Prensky e suas formulações sobre a aprendizagem de nativos digitais. As pistas encontradas revelaram que esses indivíduos se relacionam de maneira peculiar com os games. De fato, para os nativos digitais, jogar, estudar e trabalhar se misturam em um amálgama produtivo, no qual todas essas etapas se confundem e geram conhecimento. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Nativos digitais pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Digital natives pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record