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Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – implicações na gestão, no financiamento e na qualidade do desempenho da educação básica: estudo de caso – modalidade tempo integral

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dc.contributor.advisor1 Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0 pt_BR
dc.contributor.referee1 Oliveira Júnior, Lourival Batista de
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1 pt_BR
dc.contributor.referee2 Paula, Kelmer Esteves de
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252609E3 pt_BR
dc.creator Pinheiro, Iara Ferreira
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8583566E6 pt_BR
dc.date.accessioned 2016-07-02T13:20:01Z
dc.date.available 2016-06-03
dc.date.available 2016-07-02T13:20:01Z
dc.date.issued 2012-10-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1691
dc.description.abstract The aim of this study was to evaluate a program implemented by the Federal Government, the Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, specifically the Integral Time modality, whose primary function is to be the tool of management decentralization and education funding. Was presented a contextualization of the program’s creation through a description that’s attentive to the main objectives that, in essence, are intended to actions to improve the functioning and the physical and teaching infrastructure of school units, as well as intensify the autonomy of school’s management and community participation. The time frame of the program budget evolution was made from 2006 to 2011, because that was the period that have had an increase of 271% of available resources to the execution of all the outgoings in existing modalities of the program. Was analyzed, more specifically, the Integral Time modality, because this was the one that’s presents the fastest growing, 692% of growth, with the duty of to extend the school day and tailor the curriculum to the Integral Education, aiming consequent increasing in the number of schools assisted by Brazilian region . This study intends to verify the evolution of PDDE funding, analyzing the modality that has received more investment in the last years, and at this way to propose improvements to the program in this specific modality. pt_BR
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho foi analisar um programa implementado pelo Governo Federal, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), especificamente a modalidade Tempo Integral, que tem como função precípua ser instrumento de descentralização da gestão e de financiamento do ensino. Foi apresentada uma contextualização da criação do programa por meio de uma descrição que atenta para os objetivos principais que, em essência, destinam-se às ações de melhoria do funcionamento e da infraestrutura física e pedagógica das unidades escolares, assim como para intensificação da autonomia da gestão escolar e da participação da comunidade escolar. O recorte temporal da evolução orçamentária do programa foi feita de 2006 a 2011, pois foi este o período em que houve um aumento de 271% de recursos disponibilizados para execução de todas as despesas das modalidades existentes no programa. Foi analisada, mais especificamente, a modalidade Integral por ser a que mais cresceu, com 692% de crescimento, com a função de ampliar a jornada escolar e adequar o currículo para a Educação Integral, objetivando consequente ampliação do número de escolas atendidas por região brasileira. O estudo em questão pretendeu verificar a evolução do financiamento do PDDE, analisando a modalidade que recebeu mais investimentos nos últimos anos, e, dessa forma, propondo melhorias para a modalidade em questão. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Programa Dinheiro Direto na Escola pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Programa Dinheiro Direto na Escola pt_BR
dc.subject Integral education pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – implicações na gestão, no financiamento e na qualidade do desempenho da educação básica: estudo de caso – modalidade tempo integral pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


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