DSpace Repository

A importância do progestão para a gestão escolar: um estudo no município de Governador Valadares/MG

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 Barboza Filho, Rubem
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780804J1 pt_BR
dc.contributor.referee1 Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778527H6 pt_BR
dc.contributor.referee2 Sanabio, Marcos Tanure
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3 pt_BR
dc.contributor.referee3 Barboza Filho, Rubem
dc.contributor.referee3Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780804J1 pt_BR
dc.creator Ferraz, Vanessa Ribeiro
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8155217D2 pt_BR
dc.date.accessioned 2016-07-02T13:13:26Z
dc.date.available 2016-06-02
dc.date.available 2016-07-02T13:13:26Z
dc.date.issued 2012-10-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1683
dc.description.abstract This research evaluates the effectiveness of a program called PROGESTÃO (Distance Training for School Principals) employed for managing four schools in the town of Governador Valadares, in order to ascertain whether this program contributed or not for these schools management. The methodology used were semi-structured interviews from a basic but flexible script, that could be adapted according to the needs arising during the research. The strategy was to use the indicators for the ―Prize School Management‖ (CONSED in Portughese) for parameters of educational administration and management of resources and services. The data analyzed were of pedagogical political projects, school development plans and other projects developed by those schools under study. After surveys it was possible to asses the effectiveness of PROGESTÃO as a theoretical basis for managers, especially those who are starting their careers in the function. Finally, we proposed a three-step plan for restructuring PROGESTÃO 1) self-assesment of school management, 2) experient tutors to work with the phases offered by the program, and 3) alteration (increase) in training time. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa avalia a eficácia do PROGESTÃO que é um Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares na gestão de quatro escolas do município de Governador Valadares, com o objetivo de aferir a contribuição ou não do programa para a gestão escolar. Foram utilizadas como metodologia entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro básico, porém flexível, que pôde ser adaptado de acordo com as necessidades que surgiram no decorrer da pesquisa. A estratégia metodológica utilizada foi os indicadores do Prêmio de Gestão Escolar (CONSED) nos parâmetros da gestão pedagógica e gestão de Recursos e Serviços. Além disso, realizou-se análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos, Planos de Desenvolvimento Escolares e projetos desenvolvidos pelas escolas objeto de estudo. Após pesquisas realizadas, tornou-se possível concluir a eficácia do PROGESTÃO enquanto instrumento de embasamento teórico para os gestores, principalmente para aqueles que estão iniciando sua trajetória na função. Para finalizar, foi proposto um plano de reestruturação do PROGESTÃO composto por três passos: 1) autoavaliação da gestão escolar; 2) tutores especialistas para trabalharem com as etapas oferecidas pelo programa; 3) alteração no tempo de capacitação. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject PROGESTÃO pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Autoavaliação pt_BR
dc.subject PROGESTÃO pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Self-assessment pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title A importância do progestão para a gestão escolar: um estudo no município de Governador Valadares/MG pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record