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Gestão do programa educacional de atenção ao jovem numa escola estadual de Uberlândia (MG)

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dc.contributor.advisor1 Machado, Márcia Cristina da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7 pt_BR
dc.contributor.referee1 Innocêncio, Mariângela Tostes
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130670U1 pt_BR
dc.contributor.referee2 Sanabio, Marcos Tanure
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3 pt_BR
dc.creator Andrade, Cláudia Cristina Veloso
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784978P4 pt_BR
dc.date.accessioned 2016-06-28T13:02:31Z
dc.date.available 2016-06-27
dc.date.available 2016-06-28T13:02:31Z
dc.date.issued 2012-10-31
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1539
dc.description.abstract This dissertation aims to analyze the Educational Program of Attention to Youth (Youth PEAS), of State Secretariat of Education of Minas Gerais, from the School Management perspective. Therefore, we carried out a qualitative study in the State School Segismundo Pereira, presented as a case study, in order to analyze the implementation of PEAS in the school, taking into account that the school has been in the program since 1998. As methodological tools of qualitative research, we used the literature, non-participant observation, scripted semi structured interviews and conducting focus groups. These instruments allowed the researcher to analyze the perception of those involved in the program, within the school (coordinator, students and faculty director) and non-participating students and teachers, about the management of PEAS, results and meet of demands proposed by the program. The data found in the study demonstrated that the administration of PEAS is not integrated with the school management. For not having a systemic vision, strategic thinking and planning involving the collective, the actions of each discipline and the projects that the school develops, are not articulated with a focus on the same goal. The theoretical framework that justified all the discussion about the research was based on studies on school management, with emphasis on strategic and participatory management, from the authors Heloise Lück, Marcia Machado and José Carlos Libâneo et. al. In this context, striving to help improve the management of PEAS Youth at the school researched, the Educational Action Plan is presented, with the aim of suggesting proposals and actions that will guide the manager in making decisions regarding the implementation of PEAS Youth in schools more effectively. pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação tem como objetivo analisar o Programa Educacional de Atenção ao Jovem (PEAS Juventude), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, sob a perspectiva da Gestão Escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, apresentada na forma de um estudo de caso, na Escola Estadual Segismundo Pereira, a fim de analisar a implementação do PEAS na escola, levando-se em conta que a escola está inserida no programa desde 1998. Como instrumentos metodológicos da pesquisa qualitativa, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à observação não participante, a entrevistas com roteiros semiestruturados e à realização de grupos focais. Esses instrumentos permitiram à pesquisadora analisar a percepção dos envolvidos no programa dentro da escola (coordenador, diretor alunos e professores) e também alunos e professores não participantes, acerca da gestão do PEAS, dos resultados e atendimento da demanda proposta pelo programa. Os dados encontrados na pesquisa demonstraram que a gestão do PEAS não acontece de forma integrada à gestão da escola. Por não terem uma visão sistêmica, pensamento estratégico e planejamento envolvendo o coletivo, as ações de cada disciplina e os projetos que a escola desenvolve não estão articulados com foco num mesmo objetivo. O referencial teórico que fundamentou toda a discussão sobre a pesquisa se deu a partir dos estudos sobre a gestão escolar, dando ênfase à gestão estratégica e participativa, a partir dos autores Heloísa Lück, Márcia Machado e José Carlos Libâneo. Nesse contexto, buscando contribuir para melhoria da gestão do PEAS Juventude na escola pesquisada, apresenta-se o Plano de Ação Educacional, com o objetivo de sugerir propostas e ações que nortearão o gestor na tomada de decisões referentes à implementação do PEAS Juventude, no âmbito escolar, de forma mais efetiva. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject PEAS Juventude pt_BR
dc.subject Gestão estratégica e participativa pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject PEAS Youth pt_BR
dc.subject Strategic and participatory management pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title Gestão do programa educacional de atenção ao jovem numa escola estadual de Uberlândia (MG) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


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