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O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO e a alfabetização nas escolas assistidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Monte Carmelo: desafios e entraves

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dc.contributor.advisor1 Bruno, Adriana Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2 pt_BR
dc.contributor.referee1 Borges, Eliane Medeiros
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1 pt_BR
dc.contributor.referee2 Silva, Maria Andréia de Paula
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8 pt_BR
dc.creator Abreu, Maria do Carmo
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402035A6 pt_BR
dc.date.accessioned 2016-06-02T15:57:24Z
dc.date.available 2016-05-02
dc.date.available 2016-06-02T15:57:24Z
dc.date.issued 2014-12-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1347
dc.description.abstract This work aimed to investigate the use of ICT in the teaching practice of literacy teachers analyzing the implementation of Proinfo as a public policy for the integration of ICT in education. Five state schools were surveyed that offer the early years of elementary education in SRE jurisdiction of municipalities of Monte Carmelo (MG). The purpose of the research was to answer the following question: Integrated Proinfo is a policy that contributes to the incorporation of ICT in teaching practice of literacy teachers? We tried to, with this question analyze the literacy practices of schools participating in the Proinfo and continuing education for the use of technologies offered by the Mount Carmel NTE. The methodology used in the research was qualitative, with questionnaires to managers and teachers and semi-structured interviews for one teacher from each school. The results indicated that it is necessary improvements in the design of courses offered by the NTE and continuing education of Proinfo. Based on the ideas of Kleiman (2007) e Soares (2009) about literacy, Rojo (2012 e 2013) about multiple literacies in the classroom, and also in Valente (1998), Pretto (2002) and Bonilla (2002) ideas on training teachers to use ICT in education, tried to possibilities for the NTE of Monte Carmelo act more effectively in the training of literacy teachers to ensure the successful implementation of Proinfo in the early years of elementary school education. So the end of this work brings a proposed restructuring of continuing training activities offered by the NTE Monte Carmelo. pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação investigou as ações do Proinfo Integrado como uma política pública voltada para a inserção das TIC na educação, por meio das atividades do Núcleo de Tecnologia Educacional em cinco escolas da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo (MG). A pesquisa se norteou pela seguinte questão: o Proinfo Integrado é uma política que contribui para a incorporação das TIC na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? Buscou-se, com esse questionamento, analisar as práticas dos alfabetizadores de escolas que participam do Proinfo e a formação continuada para o uso das tecnologias oferecida pelo NTE de Monte Carmelo. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados questionários para gestores e professores e entrevistas semiestruturadas para um professor de cada escola. Os resultados indicaram que são necessárias melhorias no desenho dos cursos oferecidos pelo NTE e na formação continuada do Proinfo. Baseada nas ideias de Kleiman (2007) e Soares (2009) sobre alfabetização e letramento, Rojo (2012 e 2013) sobre multiletramentos na sala de aula, e ainda Valente (1998), Pretto (2002) e Bonilla (2002) sobre a formação de professores para o uso das TIC na educação, procurou-se possibilidades para o NTE de Monte Carmelo atuar de forma mais eficaz na formação de professores alfabetizadores para garantir o sucesso da implementação do Proinfo nas escolas de anos iniciais do ensino Fundamental. Assim, o final desse trabalho traz uma proposta de reestruturação das ações de formação continuada oferecidas pelo NTE de Monte Carmelo. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject TIC pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject ICT pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO pt_BR
dc.title O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO e a alfabetização nas escolas assistidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Monte Carmelo: desafios e entraves pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


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