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Puzzle-films e narrativas não-lineares no cinema fantástico: um estudo de caso de Abre los Ojos e Yella

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dc.contributor.advisor1 Melo, Luís Alberto Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713722Z8 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772138J6 pt_BR
dc.contributor.referee1 Soares, Sérgio José Puccini
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766727T3 pt_BR
dc.contributor.referee2 Freire, Rafael de Luna
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750887Y0 pt_BR
dc.contributor.referee3 Brum, Alessandra Souza Melett
dc.contributor.referee3Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732462P1 pt_BR
dc.contributor.referee4 Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida
dc.contributor.referee4Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799417P4 pt_BR
dc.creator Carcereri, Pedro Felipe Leite
dc.creator.Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4439243Z6 pt_BR
dc.date.accessioned 2015-12-07T21:40:23Z
dc.date.available 2015-12-07
dc.date.available 2015-12-07T21:40:23Z
dc.date.issued 2015-04-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/110
dc.description.abstract Puzzle-films are films that present narratives with non-linear structures. Their context involves the presentation of cues that are used to arrive at a final conclusion. The presence of these structures in the fantastic genre results in an interesting narrative structure, with similarities and differences. Fantastic can subvert the puzzle conclusive structure, like a puzzle assembled, by the hesitation aspect that is inherent in the fantastic genre, giving this way representation of an "authorized deviation". For a case study we chose two films: Abre los Ojos (Abre los Ojos, Spain, Alejandro Amenábar, 1997, 117 min.) and Yella (Yella, Germany, Christian Petzold, 2007, 89 min.). It is possible so chain together from an analysis of how the puzzle and the fantastic relate in film narratives and studied dichotomies occur on both occasions. Then we can draw some important goals for the study. The puzzle-films relate to the fantastic genre exclusively or relational way? The fantastic genre serves as subversive effect of the final order of the puzzle solved through hesitation features, transgression, deviation and strangeness? This deviation can be an analysis engine of possible reflections of the contemporary societal issues? These two films through their narratives puzzle, are able to be used as an example to answer these questions? With these questions then we depart to the attempt to answer them with a methodology and theoretical foundation already well established. We will approach to the question of gender through a semantic perspective / pragmatic syntax. The questions of the fantastic and the puzzle we will use the research done in the literary and cinematic scope. And in discussing the question of transgression, we will look at the sociology of deviance theories to understand where are located the representations of outsiders. pt_BR
dc.description.resumo Puzzle-films são filmes que apresentam narrativas com estruturas não-lineares. Seu contexto envolve a apresentação de pistas que são usadas para chegar a uma conclusão. A presença dessas estruturas no gênero fantástico dá origem a uma estrutura narrativa interessante, com semelhanças e diferenças peculiares. O fantástico pode subverter a estrutura conclusiva do puzzle, como um quebra-cabeças montado, através do aspecto da hesitação que é inerente ao gênero fantástico, originando dessa maneira representações de um “desvio autorizado”. Para um estudo de caso foram escolhidos dois filmes: Abre los Ojos (Abre los Ojos, Espanha, Alejandro Amenábar, 1997, 117 min.) e Yella (Yella, Alemanha, Christian Petzold, 2007, 89 min.). É possível, a partir do estudo dos referidos filmes, encadear uma análise de como o puzzle e o fantástico se relacionam dentro de narrativas fílmicas e se as dicotomias estudadas ocorrem nas duas ocasiões. Pode-se traçar desta forma, alguns objetivos relevantes para o estudo. Os puzzle-films se relacionam com o gênero fantástico de maneira exclusiva ou relacional? O gênero fantástico serve como efeito subversivo da ordem final do puzzle resolvido, através de características de hesitação, transgressão, desvio e estranheza? Esse desvio pode ser motor de análise de possíveis reflexos de questões da sociedade contemporânea? Esses dois filmes, através de suas narrativas puzzle, são capazes de ser usados como exemplo para responder a essas questões? Feitas essas perguntas, partiremos então para a tentativa de respondê-las com uma metodologia e uma fundamentação teórica já bem consolidada. Aproximaremos-nos da questão de gênero através de uma perspectiva semântico/sintática pragmática. Quanto às questões do fantástico e dos puzzle, nos utilizaremos de pesquisas feitas no âmbito literário e cinematográfico. E, ao analisar a questão da transgressão, olharemos para teorias da sociologia do desvio para entender onde se localizam as representações dos outsiders. pt_BR
dc.description.sponsorship FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Juiz de Fora pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IAD – Instituto de Artes e Design pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Artes pt_BR
dc.publisher.initials UFJF pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Gênero cinematográfico pt_BR
dc.subject Cinema fantástico pt_BR
dc.subject Puzzle-films pt_BR
dc.subject Outsiders pt_BR
dc.subject Film genre pt_BR
dc.subject Fantastic cinema pt_BR
dc.subject Puzzle-films pt_BR
dc.subject Outsiders pt_BR
dc.subject.cnpq Artes pt_BR
dc.title Puzzle-films e narrativas não-lineares no cinema fantástico: um estudo de caso de Abre los Ojos e Yella pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR


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