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dc.contributor.advisor1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7pt_BR
dc.contributor.referee1Campanella, Bruno Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731889E4pt_BR
dc.contributor.referee2Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6pt_BR
dc.creatorStefano, Luiza de Mello-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8059732Z7pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-11T11:57:37Z-
dc.date.available2019-04-05-
dc.date.available2019-04-11T11:57:37Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9770-
dc.description.abstractThis research deals with the symbiosis between television and the web in a post-convergence scenario of the media in which emerges a model of consumption, production and distribution of television content that calls for connectivity. We start from the ubiquitous use of social networks and the Internet and from the potentialization of participatory culture and fan subculture as phenomena that foster what we call the connective ecosystem communicational. Television and the web come to inhabit shared spaces when the dynamics and information flow of television products are reconfigured. In this sense, this investigation analyzes the construction of the communication dynamics of the 18th edition of the reality show Big Brother Brazil from the engagement of its fans. We propose to identify how the participation of this audience interferes with the information flow of the program and what strategies the reality show employs to distribute and circulate its content on television and on the web. The initial hypothesis takes into account that the activity of the virtual communities in Twitter directly impacts on the product dynamics and this, in turn, builds it based on a bidirectional flow, passing between the two environments. Field research was conducted from January 1 to April 20, 2018, a corpus that includes the pre-season and the screening of the entire 18th edition of Big Brother Brazil. We use virtual ethnography as a methodological inspiration. The analysis was done on TV, social networks and program site, as well as in the fan communities on Twitter. The data collected during this period allow us to conclude that the fans, through a particular model of reception, circulation and production, are responsible for building the communicational dynamics of the program. The interference that their participation had in the version shown on TV evidenced a Big Brother Brazil committed to establishing a horizontal and representative communication with its public. In addition, some strategies and actions proposed by the program have stood out and revealed clues to a new model of producing television.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da simbiose entre televisão e web em um cenário pós-convergência dos meios em que emerge um modelo de consumo, produção e distribuição de conteúdo televisivo que pede conectividade. Partimos do uso ubíquo das redes sociais e internet e da potencialização da cultura participativa e subcultura fã como fenômenos que fomentam aquilo que denominamos de ecossistema comunicacional conectivo. Televisão e web passam a habitar espaços compartilhados quando a dinâmica e o fluxo informacional de produtos televisivos se reconfiguram. Nesse sentido, esta investigação analisa a construção da dinâmica comunicacional da 18ª edição do programa de reality show Big Brother Brasil a partir do engajamento dos seus fãs. Propomos identificar como a participação desse público interfere no fluxo de informação do programa e quais estratégias o reality show emprega para distribuir e circular seu conteúdo na televisão e na web. A hipótese inicial leva em conta que a atividade das comunidades virtuais no Twitter impacta diretamente na dinâmica do produto e este, por sua vez, a constrói com base em um fluxo bidirecional, transitando entre os dois ambientes. A pesquisa de campo foi realizada durante o dia 1º de janeiro a 20 de abril de 2018, corpus que engloba o período de pré-estreia da temporada e a exibição de toda 18ª edição do Big Brother Brasil. Utilizamos como inspiração metodológica a etnografia virtual. A análise foi feita na TV, redes sociais e site do programa, assim como nas comunidades de fãs no Twitter. Os dados coletados nesse período permitem-nos concluir que os fãs, através de um modelo particular de recepção, circulação e produção, são os responsáveis por construírem a dinâmica comunicacional do programa. A interferência que a participação deles teve na versão exibida na TV evidenciou um Big Brother Brasil empenhado em estabelecer uma comunicação horizontalizada e representativa com seus públicos. Além disso, algumas estratégias e ações propostas pelo programa se destacaram e revelaram pistas de um novo modelo de se produzir televisão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBig Brother Brasilpt_BR
dc.subjectDinâmica comunicacionalpt_BR
dc.subjectFãspt_BR
dc.subjectFluxopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectBig Brother Brasilpt_BR
dc.subjectCommunication dynamicspt_BR
dc.subjectFanspt_BR
dc.subjectStreampt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleConectividade TV e Web: a construção do fluxo e da dinâmica comunicacional do BBB18 a partir do engajamento dos fãspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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