Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9731
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Espaço escolar.pdf55.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Evento
Title: Espaço escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática
Author: Clareto, Sonia Maria
Carvalho, Bruna Dias de
Fernandes, Filipe Santos
Gomes, Giovani Cammarota
Resumo: Resumo: Pretende-se investigar, neste trabalho, a formação do professor que ensina matemática a partir da idéia nietzschiana tornar-se o que se é. Para tal, as discussões da pesquisa tomam dois movimentos: em um explode-se a noção do sujeito racionalmente constituído, como idealizado pela modernidade, para tomá-lo como devir, processualidade, pura inventividade de si; no outro toma-se a escola como um espaço de construção dessas processualidades, que não pretende conduzir um indivíduo a “conhecer-se a si mesmo”, pois não existe um eu a ser descoberto, mas sim processos de subjetivação. A idéia de formação toma outros olhares: um constituir-se sem caminhos prévios, a identidade do professor em devir, ou seja, a formação como a Bildung de Nietzsche. A investigação desenvolve-se em uma escola pública da rede municipal de Juiz de Fora – MG, numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico, focando a escola como espaço de produção de subjetividade do professor que ensina matemática.
Abstract: -
Keywords: Educação matemática
Formação do professor
Processos de subjetivação
Bildung
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9731
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.