https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9701
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Habilidades perceptuais e linguísticas na aquisição de nomes e adjetivos.pdf | 55.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Name, Maria Cristina Lobo | - |
dc.creator | Silva, Ana Paula da | - |
dc.creator | Santos, Fábio Almeida dos | - |
dc.creator | Paula, Leonardo Oliveira de | - |
dc.creator | Teixeira, Milene Cristine de Castro | - |
dc.creator | Araújo, Vanessa Cristina de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T19:04:27Z | - |
dc.date.available | 2019-03-18 | - |
dc.date.available | 2019-04-10T19:04:27Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9701 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho insere-se em uma pesquisa acerca da identificação de nomes e adjetivos por crianças brasileiras durante o processo de aquisição do PB. Focaliza-se a relação semântica estabelecida pelo adjetivo, quando anteposto ou posposto ao nome. No português do Brasil (PB), a ordem canônica do SD complexo é Det + N + Adj, mas há a possibilidade da ordem inversa, Det + Adj + N. A anteposição do adjetivo em relação ao nome pode acarretar uma alteração de sentido (um amigo velho / um velho amigo) ou não (uma moça linda / uma linda moça). Investigamos se crianças em idade escolar percebem tal relação entre a posição do adjetivo e alteração semântica. Uma atividade experimental de produção eliciada é proposta com crianças entre 7 e 9 anos em que o experimentador conta histórias mostrando cenários que as descrevem. Ao final de cada história três pranchas com três respostas diferentes são apresentadas à criança para que ela escolha, a partir de seu entendimento, a melhor opção. Observa-se se a criança, na sua escolha, mantém ou não a diferença semântica causada pelo adjetivo anteposto ou posposto ao nome. Os resultados são analisados e discutidos, levando-se em conta um modelo psicolingüístico de aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Habilidades perceptuais e linguísticas na aquisição de nomes e adjetivos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.