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DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaciel, Leila Rose Márie Batista da Silveira-
dc.creatorOliveira, Camila Freitas-
dc.creatorFonseca, Rafaela de São José-
dc.creatorVieira, Géssica Maria da Silva-
dc.date.accessioned2019-04-10T18:16:23Z-
dc.date.available2019-03-15-
dc.date.available2019-04-10T18:16:23Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9672-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste Projeto, além de atentar para a importância da Iniciação Científica para jovens, pretende apresentar os resultados dos trabalhos de pesquisa, envolvendo a intertextualidade, os quais serão desenvolvidos em três perspectivas diferentes: nos campos literário, histórico e educacional, em que serão realizadas leituras intertextuais com obras literárias, histórias e textos jornalísticos. A pesquisa literária terá como base o romance Corpo estranho, de Maria de Lourdes Abreu de Oliveira, que trabalha com mitos gregos e com a realidade da sociedade que a circunda. O enfoque dado à pesquisa é o da linguagem popular, a gíria, que serve de palco para os jovens personagens do livro e que a usam como contestação dos padrões sociais vigentes. Procurar-se-á apresentar as gírias, bem como a intenção da autora em usá-las no texto e, a partir de uma pesquisa de campo, expor as que perduraram, as que desapareceram ou foram substituídas, buscando mostrar quais são as novas gírias. A pesquisa histórica focalizará um tema que está sendo bastante discutido na atualidade: o preconceito racial na sociedade brasileira e buscará verificar como ele acontece e qual a sua verdadeira face. A falta de respeito para com o próximo se torna cada vez mais freqüente, apesar de o país ser uma nação livre e de se dizer que nele não há preconceito algum. Também será mostrada a contribuição dos negros na cultura brasileira, a mudança na Legislação Brasileira, que favoreceu o aprendizado da cultura afro nas escolas. Além disso, será feita uma abordagem sobre a situação dos negros quanto às cotas nas universidades. O estudo no campo educacional terá como objetivo mostrar a dificuldade de acesso dos alunos das escolas públicas brasileiras em Universidades Federais, procurando analisar os motivos que levam os alunos dessas escolas a terem uma disputa desigual nos vestibulares. Para tanto, serão utilizadas reportagens atuais que abordam o assunto, sobretudo aquelas que versam sobre as condições físicas das escolas públicas, a capacitação e disponibilidade dos professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleIntertextualidade , textos jornalísticos e publicitários, textos literários e textos históricospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



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