https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9657
File | Description | Size | Format | |
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Liberdade e religião no idealismo alemão.pdf | 55.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Dreher, Luis Henrique | - |
dc.creator | Silva, Vitor Gomes da | - |
dc.creator | Silva, Barbara Assis Vianna da | - |
dc.creator | Oliveira, Davison Schaeffer de | - |
dc.creator | Paula, Maryanna de Araújo | - |
dc.creator | Ferigate, Anderson Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T17:55:17Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14 | - |
dc.date.available | 2019-04-10T17:55:17Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9657 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo intenta apresentar os principais aspectos do idealismo religioso de Schleiermacher, tendo como ponto de apoio o segundo discurso de sua obra "Sobre a Religião", onde o autor questiona-se sobre a essência da religião. Segundo Schleiermacher, a essência da religião é a intuição e o sentimento. A religião aspira a intuir o universo na forma do sentimento do infinito. Dessa forma, garante-se a autonomia da religião frente à filosofia (metafísica) e à moral. Para Schleiermacher, a religião não aspira a conhecer o universo na sua natureza, como faz a metafísica. Tampouco aspira a continuar o desenvolvimento do universo e aperfeiçoá-lo mediante a liberdade e a vontade do homem, como faz a moral. A filosofia e a moral, do universo, não vêem senão o homem; a religião no homem, como em todas as outras coisas particulares e finitas, não vê senão o infinito. Resolver o finito no infinito, considerar todos os acontecimentos do mundo como ações de Deus, isso é religião. Porém, buscar provas da existência de Deus, como um dado anterior e exterior ao mundo, é deixar de lado justamente o elemento essencial da religião. Aliás, o infinito pode-se revelar apenas através do sentimento. Todas as religiões apontam para o que está fora e acima da humanidade, para um elemento incompreensível e inexprimível. "Milagre" e "revelação" são os nomes que as religiões dão àquilo que, fora da religião, se chamam de "fatos". Do ponto de vista da religião, tudo é milagre e revelação. Por isso, Scleiermacher combate a noção vulgar de milagre e o princípio de que "sem Deus não há religião". Todas as intuições do infinito implicam já religião, independentemente da intuição de Deus, particular a determinadas religiões. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Liberdade e religião no idealismo alemão: Schelling e Schleiermacher | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
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