Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9513
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Consciência morfológica e alfabetização.pdf55.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.creatorLisboa, Stella Fernandes Mansur-
dc.creatorDias, Jaqueline Pereira-
dc.creatorSoares, Rhaisa Gontijo-
dc.creatorMontini, Raqueil Amorim S.-
dc.creatorPaiva, Nadia Delgado-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:48:23Z-
dc.date.available2019-03-15-
dc.date.available2019-03-29T15:48:23Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9513-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem a palavra – consciência morfológica – se relaciona com a leitura e escrita e parece ser de grande importância para compreensão de texto e leitura contextual. Além das informações fonológicas, são utilizadas também informações sintático-semânticas. Diante disso, foi proposta a investigação entre a consciência morfológica e a compreensão de texto medida pelo Cloze. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda parte, averiguou-se a especificidade desta relação. Os resultados mostram que a consciência morfológica está associada à leitura contextual no português e que, até certo ponto, essa contribuição é independente do processamento fonológico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleConsciência morfológica e alfabetização: um estudo longitudinalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.