https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9513
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Consciência morfológica e alfabetização.pdf | 55.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da | - |
dc.creator | Lisboa, Stella Fernandes Mansur | - |
dc.creator | Dias, Jaqueline Pereira | - |
dc.creator | Soares, Rhaisa Gontijo | - |
dc.creator | Montini, Raqueil Amorim S. | - |
dc.creator | Paiva, Nadia Delgado | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T15:48:23Z | - |
dc.date.available | 2019-03-15 | - |
dc.date.available | 2019-03-29T15:48:23Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9513 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem a palavra – consciência morfológica – se relaciona com a leitura e escrita e parece ser de grande importância para compreensão de texto e leitura contextual. Além das informações fonológicas, são utilizadas também informações sintático-semânticas. Diante disso, foi proposta a investigação entre a consciência morfológica e a compreensão de texto medida pelo Cloze. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda parte, averiguou-se a especificidade desta relação. Os resultados mostram que a consciência morfológica está associada à leitura contextual no português e que, até certo ponto, essa contribuição é independente do processamento fonológico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Consciência morfológica e alfabetização: um estudo longitudinal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.