Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9513
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Consciência morfológica e alfabetização.pdf55.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Evento
Título: Consciência morfológica e alfabetização: um estudo longitudinal
Autor(es): Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Lisboa, Stella Fernandes Mansur
Dias, Jaqueline Pereira
Soares, Rhaisa Gontijo
Montini, Raqueil Amorim S.
Paiva, Nadia Delgado
Resumo: A habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem a palavra – consciência morfológica – se relaciona com a leitura e escrita e parece ser de grande importância para compreensão de texto e leitura contextual. Além das informações fonológicas, são utilizadas também informações sintático-semânticas. Diante disso, foi proposta a investigação entre a consciência morfológica e a compreensão de texto medida pelo Cloze. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda parte, averiguou-se a especificidade desta relação. Os resultados mostram que a consciência morfológica está associada à leitura contextual no português e que, até certo ponto, essa contribuição é independente do processamento fonológico.
Abstract: -
Palavras-chave: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9513
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Seminário de Iniciação Científica



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.