Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9513
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Consciência morfológica e alfabetização.pdf55.38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Consciência morfológica e alfabetização: um estudo longitudinal
Autor(es): Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Lisboa, Stella Fernandes Mansur
Dias, Jaqueline Pereira
Soares, Rhaisa Gontijo
Montini, Raqueil Amorim S.
Paiva, Nadia Delgado
Resumo: A habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem a palavra – consciência morfológica – se relaciona com a leitura e escrita e parece ser de grande importância para compreensão de texto e leitura contextual. Além das informações fonológicas, são utilizadas também informações sintático-semânticas. Diante disso, foi proposta a investigação entre a consciência morfológica e a compreensão de texto medida pelo Cloze. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda parte, averiguou-se a especificidade desta relação. Os resultados mostram que a consciência morfológica está associada à leitura contextual no português e que, até certo ponto, essa contribuição é independente do processamento fonológico.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9513
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.