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O uso de metilfenidato em escolares.pdf55.85 kBAdobe PDFVista previa
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorBarreto, Jubel-
dc.creatorBarros, Laura Mendes de-
dc.creatorBarbosa, Aleksander Oliveira-
dc.creatorTorres, Maíra Cota-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:46:36Z-
dc.date.available2019-03-13-
dc.date.available2019-03-29T15:46:36Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9509-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO crescente consumo de medicamentos com ação sobre o sistema nervoso central (SNC) tem despertado as suspeitas de uma medicalização abusiva de certas experiências ou condições que só se alinham na categoria de fenômenos patológicos na medida em que se evidencia um progressivo afrouxamento dos critérios de inclusão, mediante a retranscrição como patológicos de comportamentos antes considerados como pequenos desvios da normalidade estatística. “O domínio químico do cotidiano não poupa a criança”, diz David Le Breton , referindo-se à inclusão, entre as drogas psicoativas de consumo crescente, o metilfenidato (Ritalina). A explosão do consumo de metilfenidato - que, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária quadruplicou de 2000 a 2003, passando de 23 a 93 Kg/ano - é alvo da preocupação de médicos, educadores e famílias pelos riscos que acarreta de provocar efeitos colaterais e, a médio e longo prazos, reduzir as margens de tolerância à diversidade de caminhos da experiência da infância com efeitos de inibição sobre a formação da subjetividade do adulto.Este é um estudo destinado a analisar, a partir de entrevistas com educadores do Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF o consumo de metilfenidato entre alunos; verificar em que medida o consumo de metilfenidato pelos alunos ganha a aprovação dos educadores; verificar a visão dos professores sobre problemas de comportamento e de rendimento escolar hoje em relação a tempos atrás; verificar quem habitualmente é o primeiro responsável por identificar no escolar um tipo de comportamento que supostamente requeira esse tratamento medicamentoso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleO uso de metilfenidato em escolares: uma investigação do consumo de metilfenidato entre escolares do Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJFpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



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