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O uso de metilfenidato em escolares.pdf55.85 kBAdobe PDFVista previa
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Clase: Artigo de Evento
Título : O uso de metilfenidato em escolares: uma investigação do consumo de metilfenidato entre escolares do Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF
Autor(es): Barreto, Jubel
Barros, Laura Mendes de
Barbosa, Aleksander Oliveira
Torres, Maíra Cota
Resumo: O crescente consumo de medicamentos com ação sobre o sistema nervoso central (SNC) tem despertado as suspeitas de uma medicalização abusiva de certas experiências ou condições que só se alinham na categoria de fenômenos patológicos na medida em que se evidencia um progressivo afrouxamento dos critérios de inclusão, mediante a retranscrição como patológicos de comportamentos antes considerados como pequenos desvios da normalidade estatística. “O domínio químico do cotidiano não poupa a criança”, diz David Le Breton , referindo-se à inclusão, entre as drogas psicoativas de consumo crescente, o metilfenidato (Ritalina). A explosão do consumo de metilfenidato - que, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária quadruplicou de 2000 a 2003, passando de 23 a 93 Kg/ano - é alvo da preocupação de médicos, educadores e famílias pelos riscos que acarreta de provocar efeitos colaterais e, a médio e longo prazos, reduzir as margens de tolerância à diversidade de caminhos da experiência da infância com efeitos de inibição sobre a formação da subjetividade do adulto.Este é um estudo destinado a analisar, a partir de entrevistas com educadores do Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF o consumo de metilfenidato entre alunos; verificar em que medida o consumo de metilfenidato pelos alunos ganha a aprovação dos educadores; verificar a visão dos professores sobre problemas de comportamento e de rendimento escolar hoje em relação a tempos atrás; verificar quem habitualmente é o primeiro responsável por identificar no escolar um tipo de comportamento que supostamente requeira esse tratamento medicamentoso.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9509
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



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