https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9504
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Computador internet como instrumentos culturais de aprendizagem na formação de professores.pdf | 56.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Evento |
Título : | Computador/internet como instrumentos culturais de aprendizagem na formação de professores em diferentes contextos educacionais de uma uiversidade federal |
Autor(es): | Freitas, Maria Teresa de Assuncao Souza, Lélia Dias de Souza, Laura Campos de Oliveira e Rittmeyer, Pedro Henrique Nobre Castro, Ana Paula Pontes de Ribeiro, Mariana Henrichs |
Resumo: | Este trabalho relata a pesquisa “Computador/internet como instrumentos culturais de aprendizagem na formação de professores em diferentes contextos educacionais de uma universidade federal”, em desenvolvimento de 2007 a 2010 financiada pelo CNPq e FAPEMIG. Esta pesquisa pretende compreender como, em diferentes contextos educacionais de uma universidade federal, em cursos de formação inicial de professores e no processo de formação continuada de professores do Colégio de Aplicação dessa instituição, se processa a incorporação do computador/internet como instrumentos culturais de aprendizagem na prática pedagógica. Orientada pela perspectiva histórico-cultural, se subdivide em 5 sub-projetos. O sub-projeto I, já concluído, focalizou a utilização do infocentro da Faculdade de Educação por alunos da Pedagogia, trabalhando com Grupos Focais Reflexivos como instrumento metodológico. Observou-se que o uso do computador/internet pelos alunos de Pedagogia é ainda tímido, não integrado à prática pedagógica e sua frequência ao infocentro não é significativa. Através do discurso dos alunos, percebeu-se que os professores não utilizam o computador/internet em suas disciplinas. No entanto,ao final do trabalho ocorreram algumas mudanças neste contexto como a inclusão de disciplinas envolvendo a Informática e a Educação na reforma curricular do curso de Pedagogia. Este fato, aliado a uma reforma administrativa da Faculdade de Educação, na qual foi criada a coordenação de redes digitais na educação podem ser considerados como um avanço em direção ao trabalho com as tecnologias digitais na formação inicial de professores O sub-projeto II, em andamento, busca compreender o uso que os alunos do Colégio de Aplicação fazem do computador/internet em seu cotidiano e que sentidos estão construindo em relação ao uso dessas tecnologias no infocentro implantado em sua escola. O sub-projeto IV, também em andamento, busca compreender como professores de Ensino Fundamental e Médio desse colégio utilizam o computador e a internet, em suas salas de aula. Foi realizado um estudo piloto com um levantamento da realidade da escola incluindo uma observação do infocentro e de uma sala de computadores denominada sala de telemática. Percebeu-se que o Infocentro é muito procurado pelos alunos para acessarem o site de relacionamentos Orkut e sites de jogos, funcionando para seus usuários como forma de entretenimento e não como um espaço para atividades relacionadas às disciplinas escolares e sua aprendizagem. Na sala de telemática acompanhamos o trabalho desenvolvido com o apoio de computadores por um grupo de professores em suas aulas de matemática. Foram realizadas observações, entrevista com o coordenador e notas de campo expandidas. Analisamos a evolução histórica desta sala e buscamos compreender como nela os professores atuam com seus alunos na utilização do cumputador e da internet. Os sub-projetos III e V pertencem à proxima etapa da pequisa. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | - |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9504 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Seminário de Iniciação Científica |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.