Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9491
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os PCN vão aos professores.pdf56.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Beatriz de Basto-
dc.creatorLima, Lílian Aparecida-
dc.creatorOliveira, Rafaela Reis Azevedo-
dc.creatorAlmeida, Ana Paula Evangelista de-
dc.date.accessioned2019-03-29T15:28:55Z-
dc.date.available2019-03-13-
dc.date.available2019-03-29T15:28:55Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9491-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta resultados finais da pesquisa “Os PCN vão aos professores: como essa proposta curricular figura em cursos de formação de professores do ensino fundamental”, desenvolvida no período de agosto de 2006 a julho de 2008. Contou com apoio do PIBIC/CNPq, do Programa de Apoio a Grupos e do BIC/UFJF. O objetivo da pesquisa foi averiguar como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1ª a 4ª séries figuram nos materiais didáticos dos Guias de Estudo do Projeto Veredas - Curso de Formação Superior de Professores, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). O trabalho permitiu conhecer as orientações dos PCN para o Ensino Fundamental e verificar como servem à formação de professores. A metodologia de pesquisa empregada foi a análise de conteúdo. Inicialmente, analisamos o processo de elaboração dos PCN, seus objetivos e suas orientações voltadas para o desenvolvimento das diferentes áreas curriculares. Posteriormente, nosso trabalho se pautou pela leitura dos Guias de Estudo do Veredas, nos quais buscamos identificar as orientações do Ministério da Educação (MEC). Confrontamos os documentos analisados visando identificarmos convergências e divergências entre os PCN e os Guias de Estudo do Veredas. As categorias por nós definidas foram: Relação Professor-aluno, Perfil do Professor, Cidadania, Diversidade e Pluralidade Cultural, Organização do Tempo e Espaço escolar; Participação, Relação da Família com a Comunidade, Avaliação e Conteúdos Disciplinares (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física e Artes). Como resultado final verificamos que há um entendimento comum quanto às orientações encontradas nos PCN e nos Guias do Veredas. Em diversos momentos podemos encontrar citações diretas das orientações do MEC nos Guias de Estudo ou, ainda, indicação de leitura dos mesmos. Cabe-nos ressalvar que, apesar das aproximações, os documentos se diferenciam na forma como estão apresentados. Percebemos uma maior objetividade nos textos dos PCN, haja vista estarem voltados para a prática pedagógica. Já os Guias do curso mineiro, na medida em que estão preocupados com a formação dos professores, direcionam seu objetivo de estudo para teorias, conceitos e atividades para o professor cursista. Mas podemos ainda observar, sobretudo nos textos referentes aos conteúdos curriculares, algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula. Sendo assim, é possível concluir que as semelhanças dos conteúdos e das definições encontradas num e noutro conjunto de documentos durante a realização da pesquisa confirmaram nossa hipótese inicial de que uma política curricular encontra um dos caminhos da sua implementação nos processos de formação de professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleOs PCN vão aos professores: como essa proposta curricular figura nos cursos de formação de professores no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.