https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9460
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Portifólio.pdf | 56.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Friedrich, Denise Barbosa de Castro | - |
dc.creator | Sá, Tatiana Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T15:05:44Z | - |
dc.date.available | 2019-03-12 | - |
dc.date.available | 2019-03-29T15:05:44Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9460 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O Portfólio é uma ferramenta de avaliação diagnóstica, processual, que permite ao aluno ser o sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem e desenvolver habilidades e capacidades de pensamento crítico-reflexivo. Baseado nesta concepção, este estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, desenvolvido através de entrevistas semi-estruturadas com nove docentes e cento e dezenove discentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Teve como objetivos identificar a visão dos mesmos referente à utilização do portfólio; discutir a viabilidade de sua implementação como avaliação formativa na graduação em enfermagem e propor ações de educação permanente para docentes com relação ao seu uso.Os resultados mostraram que os entrevistados consideram a avaliação como importante para o processo ensino-aprendizagem, sendo uma forma de incentivo ao estudo e de verificação tanto do conhecimento quanto da eficácia do método pedagógico. A qualidade da avaliação na Faculdade de Enfermagem foi caracterizada como tradicional e classificada como boa. A maioria dos discentes desconhece o que seja uma avaliação formativa e, consequentemente, possuem uma concepção equivocada do portfólio, o que interfere na sua adequada utilização. O emprego do portfólio é considerado válido pelos professores que já tiveram esta experiência, pois direciona o docente e fortalece a relação aluno-professor através do diálogo. Entretanto, destacam alguns obstáculos com relação à forma errônea de seu uso, à disponibilidade de tempo e ao custo que demanda, sendo compreendido muitas vezes como uma mera pasta de arquivos. Os entrevistados afirmam que a implementação deste recurso depende, principalmente, da participação dos docentes e discentes; sendo necessário para a mesma, a realização de ações educativas, palestras, divulgação e orientação sobre o assunto.Conclui-se que o portfólio é uma importante ferramenta no auxílio do processo ensino-aprendizagem, ao tornar o professor um facilitador da construção do conhecimento, ao promover uma busca incessante de informações pelo aluno que se torna sujeito ativo de seu aprendizado. No entanto, reconhecemos que ainda existem barreiras culturais que resultam no predomínio das avaliações tradicionais. Assim, para a sua implementação como método avaliativo, é necessário o reconhecimento do seu valor pelos professores e pela instituição; uma maior divulgação deste recurso através de ações educativas, palestras e orientações sobre o assunto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Portifólio: uma nova forma de avaliação formativa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.