Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9460
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Portifólio.pdf56.18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Portifólio: uma nova forma de avaliação formativa
Autor(es): Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Sá, Tatiana Santos de
Resumo: O Portfólio é uma ferramenta de avaliação diagnóstica, processual, que permite ao aluno ser o sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem e desenvolver habilidades e capacidades de pensamento crítico-reflexivo. Baseado nesta concepção, este estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, desenvolvido através de entrevistas semi-estruturadas com nove docentes e cento e dezenove discentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Teve como objetivos identificar a visão dos mesmos referente à utilização do portfólio; discutir a viabilidade de sua implementação como avaliação formativa na graduação em enfermagem e propor ações de educação permanente para docentes com relação ao seu uso.Os resultados mostraram que os entrevistados consideram a avaliação como importante para o processo ensino-aprendizagem, sendo uma forma de incentivo ao estudo e de verificação tanto do conhecimento quanto da eficácia do método pedagógico. A qualidade da avaliação na Faculdade de Enfermagem foi caracterizada como tradicional e classificada como boa. A maioria dos discentes desconhece o que seja uma avaliação formativa e, consequentemente, possuem uma concepção equivocada do portfólio, o que interfere na sua adequada utilização. O emprego do portfólio é considerado válido pelos professores que já tiveram esta experiência, pois direciona o docente e fortalece a relação aluno-professor através do diálogo. Entretanto, destacam alguns obstáculos com relação à forma errônea de seu uso, à disponibilidade de tempo e ao custo que demanda, sendo compreendido muitas vezes como uma mera pasta de arquivos. Os entrevistados afirmam que a implementação deste recurso depende, principalmente, da participação dos docentes e discentes; sendo necessário para a mesma, a realização de ações educativas, palestras, divulgação e orientação sobre o assunto.Conclui-se que o portfólio é uma importante ferramenta no auxílio do processo ensino-aprendizagem, ao tornar o professor um facilitador da construção do conhecimento, ao promover uma busca incessante de informações pelo aluno que se torna sujeito ativo de seu aprendizado. No entanto, reconhecemos que ainda existem barreiras culturais que resultam no predomínio das avaliações tradicionais. Assim, para a sua implementação como método avaliativo, é necessário o reconhecimento do seu valor pelos professores e pela instituição; uma maior divulgação deste recurso através de ações educativas, palestras e orientações sobre o assunto.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9460
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.