https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9456
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas de oralidade e cidadania.pdf | 55.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Evento |
Título : | Práticas de oralidade e cidadania |
Autor(es): | Miranda, Neusa Salim Santos, Talita Mitrano de Villanova Siqueira, Amanda Cristina Testa |
Resumo: | As instâncias públicas da sociedade brasileira sofrem com a “elasticidade” dos padrões interacionais e lingüísticos regentes nas práticas de oralidade. Miranda (2005) aponta indicadores da transposição de padrões comportamentais das práticas privadas para as públicas. Conseqüentemente, a realidade escolar reflete esta crise e vê suas condições de ensino-aprendizagem profundamente afetadas. Logo, se faz necessário um espaço para discussão dessas práticas com vistas à educação da oralidade. O presente estudo que integra o macro-projeto Práticas de Oralidade e Cidadania, se coloca frente a tal cenário e tem como objeto o gênero institucional “aula” e seu ator principal – o aluno. Partindo da afirmação da tese do caráter interacional e cultural da cognição humana e da linguagem, temos como escopo teórico nuclear a Lingüística Cognitiva (LAKOFF e JOHNSON (1987,1999), FAUCONNIER e TURNER (2002), CLARK (1996), FILLMORE (1976, 1988, 2007), MIRANDA (2005, 2007); TOMASELLO (1999, 2003). Propõe-se a investigação do DISCURSO construído por alunos acerca das práticas de oralidade em sala de aula, através de Estudo de Caso, uso de instrumento (questionário) e tendo como cenário investigativo uma escola pública. Integrada a este projeto, que se constitui como uma dissertação de mestrado em curso (SOUZA, 2008-PPGLingüística-UFJF), a Iniciação Científica vem desenvolvendo uma agenda de trabalho que implica estudo teórico, construção e organização corpora (ferramentas computacionais) e participação na análise. Os resultados apontam para a preservação do valor simbólico, emancipatório da “aula” no discurso dos alunos e para uma profunda contradição entre a concepção enunciada e as práticas interacionais reais descritas pelos mesmos atores. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | - |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9456 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Seminário de Iniciação Científica |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.