Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9388
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tecnologias de informação e comunicação no apoio ao ensino e aprendizagem.pdf56.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Roberta Cavalcanti Pereira-
dc.creatorMota, Tacio Fonseca-
dc.creatorGrassano, Dayanni Rossi-
dc.date.accessioned2019-03-29T14:06:20Z-
dc.date.available2019-03-07-
dc.date.available2019-03-29T14:06:20Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9388-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoCada vez mais se percebe a exigência de se ter uma educação atualizada e com profundidade. Às demandas do mercado de trabalho, contudo,somam-se às demandas da qualidade do aprendizado e de transformação do ambiente pedagógico para atendimento das necessidades do aluno. Nos dias de hoje, no ensino e aprendizagem, pode-se utilizar meios que vão desde impressos a simuladores on-line em redes de computadores.Através do envio de dados, voz/imagem via satélite ou por cabos de fibra ótica, propicia a interação entre o aluno e o centro produtor, comunicaçãoinstantânea entre alunos, professores e monitores, além do uso de ferramentas de tecnologia de informação – TI.Nesse sentido, a área de ensino aplicada ao desenvolvimento de produto/projeto é um bom campo de aplicação dos novos modelos de aprendizadoque se configuram no processo de incorporação das inovações tecnológicas nas técnicas de ensino e aprendizado. Uma vez que a atividade deprojeto é considerada como um processo de resolução de problemas na busca de soluções para satisfação de demandas, ela é por excelência umexercício de criatividade e inovação coletiva. E mais do que isso o projeto assume hoje, em suas formas inovadoras de aprendizado coletivo, umafunção difusora das inovações e conhecimentos gerados (NUNES et al, 2001). Este estudo é parte integrante dos trabalhos coordenado pelos Professores Roberta C Pereira Nunes e Romir Soares de Souza Filho no âmbito doN3P - Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFJF.O N3P/UFJF tem como objetivo integrar e articular as atividades relacionadas aos fins da Universidade (ensino, pesquisa e extensão) diretamentecom órgãos institucionais gestores, fomentadores e financiadores, assim como estabelecer parcerias com outras entidades para desenvolvimento deatividades conjuntas. O núcleo está sediado no Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UFJF e vem prestandoapoio a projetos de desenvolvimento de novos meios de metodologias de ensino e educação a distancia, entre eles, O Desenvolvimento de Projetosde Engenharia por Equipes Multinacionais: Preparando Engenheiros para os Desafios Tecnológicos da Economia Globalizada (aprovado peloPrograma de Consórcios em Educação Superior Brasil-Estados Unidos CAPES/FIPSE-2006).A pesquisa visa dar continuidade ao projeto de pesquisa “Métodos e meios educacionais aplicados ao ensino presencial e a distância”, cadastroPropesq 20061315, coordenado pela Profa Roberta C P Nunes. As atividades de pesquisas vêm sendo desenvolvidas pelo LTI – Laboratório deTecnologias de Informação e LPP – Laboratório Processos Produtivos, LEP – Laboratório de Engenharia do Produto (em construção) dodepartamento de Engenharia de Produção, sob a coordenação dos Profs Romir Soares de Souza Filho, Marcos Martins Borges e Roberta C PereiraNunes, respectivamente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleTecnologias de informação e comunicação no apoio ao ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.