https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9388
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias de informação e comunicação no apoio ao ensino e aprendizagem.pdf | 56.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Roberta Cavalcanti Pereira | - |
dc.creator | Mota, Tacio Fonseca | - |
dc.creator | Grassano, Dayanni Rossi | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T14:06:20Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07 | - |
dc.date.available | 2019-03-29T14:06:20Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9388 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Cada vez mais se percebe a exigência de se ter uma educação atualizada e com profundidade. Às demandas do mercado de trabalho, contudo,somam-se às demandas da qualidade do aprendizado e de transformação do ambiente pedagógico para atendimento das necessidades do aluno. Nos dias de hoje, no ensino e aprendizagem, pode-se utilizar meios que vão desde impressos a simuladores on-line em redes de computadores.Através do envio de dados, voz/imagem via satélite ou por cabos de fibra ótica, propicia a interação entre o aluno e o centro produtor, comunicaçãoinstantânea entre alunos, professores e monitores, além do uso de ferramentas de tecnologia de informação – TI.Nesse sentido, a área de ensino aplicada ao desenvolvimento de produto/projeto é um bom campo de aplicação dos novos modelos de aprendizadoque se configuram no processo de incorporação das inovações tecnológicas nas técnicas de ensino e aprendizado. Uma vez que a atividade deprojeto é considerada como um processo de resolução de problemas na busca de soluções para satisfação de demandas, ela é por excelência umexercício de criatividade e inovação coletiva. E mais do que isso o projeto assume hoje, em suas formas inovadoras de aprendizado coletivo, umafunção difusora das inovações e conhecimentos gerados (NUNES et al, 2001). Este estudo é parte integrante dos trabalhos coordenado pelos Professores Roberta C Pereira Nunes e Romir Soares de Souza Filho no âmbito doN3P - Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFJF.O N3P/UFJF tem como objetivo integrar e articular as atividades relacionadas aos fins da Universidade (ensino, pesquisa e extensão) diretamentecom órgãos institucionais gestores, fomentadores e financiadores, assim como estabelecer parcerias com outras entidades para desenvolvimento deatividades conjuntas. O núcleo está sediado no Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UFJF e vem prestandoapoio a projetos de desenvolvimento de novos meios de metodologias de ensino e educação a distancia, entre eles, O Desenvolvimento de Projetosde Engenharia por Equipes Multinacionais: Preparando Engenheiros para os Desafios Tecnológicos da Economia Globalizada (aprovado peloPrograma de Consórcios em Educação Superior Brasil-Estados Unidos CAPES/FIPSE-2006).A pesquisa visa dar continuidade ao projeto de pesquisa “Métodos e meios educacionais aplicados ao ensino presencial e a distância”, cadastroPropesq 20061315, coordenado pela Profa Roberta C P Nunes. As atividades de pesquisas vêm sendo desenvolvidas pelo LTI – Laboratório deTecnologias de Informação e LPP – Laboratório Processos Produtivos, LEP – Laboratório de Engenharia do Produto (em construção) dodepartamento de Engenharia de Produção, sob a coordenação dos Profs Romir Soares de Souza Filho, Marcos Martins Borges e Roberta C PereiraNunes, respectivamente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.title | Tecnologias de informação e comunicação no apoio ao ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.