https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9362
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Um homem com uma câmera.pdf | 55.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pernisa Júnior, Carlos | - |
dc.creator | Lignani, Rafael Kegele | - |
dc.creator | Conceição, Pedro Nogueira e | - |
dc.creator | Rocha, Laura Aparecida Pequeno da | - |
dc.creator | Alvarenga, Nilson Assunção | - |
dc.creator | Lea, Paulo Roberto Figueira | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T13:46:58Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07 | - |
dc.date.available | 2019-03-29T13:46:58Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9362 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Dotado de uma visão revolucionária da sétima arte e de seu poder, Dziga Vertov pode ser considerado como um dos maiores realizadores da históriado cinema mundial. Com sua obra relacionada ao Construtivismo e ao Futurismo, o cineasta propôs um cinema que aliasse “a vida de improviso” ao“cine-olho” e que, através da arte da montangem, fosse capaz de representar o mundo real e pelo qual o ser humano superaria sua ignorância echegaria ao seu auto-conhecimento.Um objetivo do projeto foi realizar uma breve análise da vida e da filmografia de Dziga Vertov, dando enfoque especial à sua obra mais experimental,“Um Homem com uma Câmera” – de 1929 –, onde ele desmascara os segredos da linguagem cinematográfica e promove um rompimento total entreo cinema e a literatura e o teatro, servindo como a mais perfeita exemplificação das teorias dos Kinoks.Outro objetivo foi discutir como, diante da utopia bolchevique de construção de uma nova sociedade, a cinematografia de Dziga Vertov (em especialno filme “Um homem com uma câmera”) aliou objetivos propagandísticos à experimentação de novas formas de expressão, numa relação dialéticaentre propaganda política e desenvolvimento de ousadias formais. Também a natureza universalizante da linguagem do cinema de Vertov serviu, poralgum tempo, aos projetos do regime, mas a radical opção do cineasta por um cinema intelectualmente vigoroso e de fato comprometido com aousadia estética (um princípio radicalmente libertário) passou a constituir um risco para o status quo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | Um homem com uma câmera: um filme didático | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.