Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9362
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Um homem com uma câmera.pdf55.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPernisa Júnior, Carlos-
dc.creatorLignani, Rafael Kegele-
dc.creatorConceição, Pedro Nogueira e-
dc.creatorRocha, Laura Aparecida Pequeno da-
dc.creatorAlvarenga, Nilson Assunção-
dc.creatorLea, Paulo Roberto Figueira-
dc.date.accessioned2019-03-29T13:46:58Z-
dc.date.available2019-03-07-
dc.date.available2019-03-29T13:46:58Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9362-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoDotado de uma visão revolucionária da sétima arte e de seu poder, Dziga Vertov pode ser considerado como um dos maiores realizadores da históriado cinema mundial. Com sua obra relacionada ao Construtivismo e ao Futurismo, o cineasta propôs um cinema que aliasse “a vida de improviso” ao“cine-olho” e que, através da arte da montangem, fosse capaz de representar o mundo real e pelo qual o ser humano superaria sua ignorância echegaria ao seu auto-conhecimento.Um objetivo do projeto foi realizar uma breve análise da vida e da filmografia de Dziga Vertov, dando enfoque especial à sua obra mais experimental,“Um Homem com uma Câmera” – de 1929 –, onde ele desmascara os segredos da linguagem cinematográfica e promove um rompimento total entreo cinema e a literatura e o teatro, servindo como a mais perfeita exemplificação das teorias dos Kinoks.Outro objetivo foi discutir como, diante da utopia bolchevique de construção de uma nova sociedade, a cinematografia de Dziga Vertov (em especialno filme “Um homem com uma câmera”) aliou objetivos propagandísticos à experimentação de novas formas de expressão, numa relação dialéticaentre propaganda política e desenvolvimento de ousadias formais. Também a natureza universalizante da linguagem do cinema de Vertov serviu, poralgum tempo, aos projetos do regime, mas a radical opção do cineasta por um cinema intelectualmente vigoroso e de fato comprometido com aousadia estética (um princípio radicalmente libertário) passou a constituir um risco para o status quo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jrpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleUm homem com uma câmera: um filme didáticopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.