https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9360
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Uma leitura crítica da educação especial a caminho da inclusão.pdf | 56.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marques, Carlos Alberto | - |
dc.creator | Silva, Camila Josefina da | - |
dc.creator | Fernandes, Âgela Mara de Oliveira | - |
dc.creator | Fuscaldi, Beanilde | - |
dc.creator | Romualdo, Anderson dos Santos | - |
dc.creator | Burnier, Frederika de Assis | - |
dc.creator | Gonçalves, Rafael Marques | - |
dc.creator | Coelho, Edgar Pereira | - |
dc.creator | Campos Júnior, Iriê Salomão de | - |
dc.creator | Silva, Raquel Gonzalez Monteiro da | - |
dc.creator | Ferreira, Adriana Marques | - |
dc.creator | Pina, Leonardo Docena | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T13:45:38Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07 | - |
dc.date.available | 2019-03-29T13:45:38Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9360 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | As mudanças por que vem passando o mundo Atual exigem uma reflexão profunda acerca do(s) movimento(s) de ruptura com as práticas sociais eeducacionais caracterizadoras do pensamento Moderno. Mais do que denunciar as diversas formas de preconceito e de discriminação praticadaspela sociedade Moderna e, com toda certeza, pela sociedade Contemporânea, importa compreender a trama de relações e a correlação de forçasque originaram e alimentaram, como ainda originam e alimentam, as mais variadas formas de identificação e de tratamento da diferença. Váriosrecortes são possíveis para se analisar este processo de mudança: o político, o pedagógico, o filosófico etc.Através do projeto Uma leitura crítica da Educação Especial a caminho da inclusão, financiado pela Fundação de Aparo à pesquisa do Estado deMinas Gerais – FABEMIG, Realizamos a análise dos pensamentos de três dos mais importantes autores do século XX – Vygotsky, Paulo Freire eFoucault. Após esta primeira fase, demos continuidade ao projeto estudando três novos autores de igual importância e relevância: Boaventura deSousa Santos, Moacir Gadotti e Gilles Deleuze. Com isto ampliamos o raio de abrangência de nossa investigação, no intuito de se extrair de suasteorias o(s) sentido(s) do(s) movimento(s) de ruptura com o modelo da exclusão social e a conseqüente caminhada rumo à adoção de uma novaprática fundada nos princípios do reconhecimento e do respeito à diferença, da equiparação de oportunidades e no convívio harmonioso das diversasformas de ser humano. Estudamos os pensamentos dos autores acima no intuito de estabelecermos um paralelo entre suas idéias, resguardando o campo de atuação decada um deles e seus pressupostos epistemológicos. Mesmo reconhecendo as diferenças teórico-metodológicas existentes, tomamos como ponto departida o fato de que todos eles manifestaram, de forma clara e objetiva, uma posição crítica em relação a todas e quaisquer formas de opressãopolítica, de exclusão cultural e do emprego de mecanismos disciplinares que derivam, inevitavelmente, na supervalorização de uns em detrimentodos direitos de tantos outros tratados como desviantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Uma leitura crítica da educação especial a caminho da inclusão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.