https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9357
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A pintura histórica no Brasil.pdf | 59.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Christo, Maraliz de Castro Vieira | - |
dc.creator | Silva, Graziely Rezende da | - |
dc.creator | Dias, Renata Grazielle Willig | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T13:42:29Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07 | - |
dc.date.available | 2019-03-29T13:42:29Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9357 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho consiste na elaboração de um banco de dados sobre a pintura de história brasileira dos séculos XIX e XX. Foram catalogadas, até o presente momento, 182 obras em uma relação de 74 artistas, muitos desconhecidos dos pesquisadores. Destacam-se por sua grande produção, Antônio Parreiras (1860-1937), com 24 telas, seguido de Edoardo de Martino (1838-1912), com 15 telas. As obras pertencem a um total de 54 acervos públicos e privados. A ficha-coleta possui a seguinte disponibilização das informações: nome da obra, autor, ano, técnica utilizada, dimensões, reprodução, localização atual, tema, histórico da obra, fortuna crítica, biografia do pintor, descrição e imagem. A leitura do artigo “La pintura de historia y la invención de las naciones”, do historiador Tomas Perez Vejo, contribuiu para a motivação da pesquisa. Ele propõe concentrar-se na verificação de elementos recorrentes na produção artística de uma determinada época, tais como temas, idéias e tópicos. Nos gráficos presentes podemos visualizar a aplicação deste método, destacando a freqüência de temas explorados pela pintura histórica brasileira em cada período e o número de obras em cada tema. Percebe-se já um grande predomínio de temas relativos ao período colonial, principalmente vinculados à relação inter-étnicas e às revoltas, explorados pelos artistas nos primeiros anos da República, preocupados com a construção de iconografias locais. Além de análises quantitativas diversas, o banco de dados permite uma visão global da produção, possibilitando estudos comparados e cruzamentos de dados, método fundamental na História da Arte. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | A pintura histórica no Brasil: banco de dados (2ª fase) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.