Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9357
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A pintura histórica no Brasil.pdf59.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChristo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.creatorSilva, Graziely Rezende da-
dc.creatorDias, Renata Grazielle Willig-
dc.date.accessioned2019-03-29T13:42:29Z-
dc.date.available2019-03-07-
dc.date.available2019-03-29T13:42:29Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9357-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO trabalho consiste na elaboração de um banco de dados sobre a pintura de história brasileira dos séculos XIX e XX. Foram catalogadas, até o presente momento, 182 obras em uma relação de 74 artistas, muitos desconhecidos dos pesquisadores. Destacam-se por sua grande produção, Antônio Parreiras (1860-1937), com 24 telas, seguido de Edoardo de Martino (1838-1912), com 15 telas. As obras pertencem a um total de 54 acervos públicos e privados. A ficha-coleta possui a seguinte disponibilização das informações: nome da obra, autor, ano, técnica utilizada, dimensões, reprodução, localização atual, tema, histórico da obra, fortuna crítica, biografia do pintor, descrição e imagem. A leitura do artigo “La pintura de historia y la invención de las naciones”, do historiador Tomas Perez Vejo, contribuiu para a motivação da pesquisa. Ele propõe concentrar-se na verificação de elementos recorrentes na produção artística de uma determinada época, tais como temas, idéias e tópicos. Nos gráficos presentes podemos visualizar a aplicação deste método, destacando a freqüência de temas explorados pela pintura histórica brasileira em cada período e o número de obras em cada tema. Percebe-se já um grande predomínio de temas relativos ao período colonial, principalmente vinculados à relação inter-étnicas e às revoltas, explorados pelos artistas nos primeiros anos da República, preocupados com a construção de iconografias locais. Além de análises quantitativas diversas, o banco de dados permite uma visão global da produção, possibilitando estudos comparados e cruzamentos de dados, método fundamental na História da Arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA pintura histórica no Brasil: banco de dados (2ª fase)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.