Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9352
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A literatura na escola.pdf59.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : A literatura na escola: como e O que lêem nossos alunos
Autor(es): Barbosa, Begma Tavares
Caixeiro, Laís Mendes
Lima, Tamiris Gomes
Resumo: O projeto de pesquisa "O que lêem e como lêem nossos alunos?" tem como objetivo investigar o que lêem e que estratégias de leitura utilizam jovens leitores na abordagem de gêneros diferentes.Os dados da primeira fase da pesquisa (o que lêem os jovens) foram recolhidos através de questionários aplicados em três escolas públicas de Juiz de Fora, abrangendo um total de 585 informantes, alunos do Ensino Médio, com idade entre 14 e 19 anos.A análise dos dados feita até o presente momento permite afirmar: i)os jovens buscam a leitura mais como fonte de informação que deentretenimento; ii)a Internet é fonte importante de informação e pesquisa e, portanto, de leitura iii)meninas lêem mais do que meninos e há gêneros preferidos por uns e outros; iv)a leitura de livros, incluindo-se a literatura, acontece por indicação da escola, sendo que a maior parte dos livros é indicada pelos concursos vestibulares. A essa leitura seguem-se os best-sellers.Esses resultados parciais podem ajudar a escola, principal agência de letramento, a conhecer seus leitores e a repensar suas práticas de modo a construir o gosto pela leitura.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9352
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.