Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9339
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
karinahernandesneves.pdf2.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : Desigualdade de oportunidades no Brasil: fatores associados ao desempenho
Autor(es): Neves, Karina Hernandes
Orientador: Tavares Júnior, Fernando
Miembros Examinadores: Alves, Daniela Alves de
Miembros Examinadores: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Miembros Examinadores: Fernandes, Rogério Ribeiro
Resumo: Este trabalho objetivou primordialmente identificar casos de sucesso e fatores que relacionam-se a produção, reprodução e atenuação da desigualdade de oportunidades educacionais. Para tal, investigou escolas que, a despeito de atenderem alunos em situação de fragilidade social, apresentam bom desempenho, buscando conhecer elementos que pudessem colaborar para o alcance do sucesso, tais como coesão social, liderança, peer effect, entre outros. Após o levantamento bibliográfico e seleção preliminar dos casos, passou-se à fase de campo, com pesquisa em três escolas mineiras e duas do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas com diversos atores sociais das escolas: diretores, professores, discentes e funcionários. Concluiu-se que alguns fatores podem se efetivamente contributivos dos bons resultados como a apropriação de resultados, a não-segregação, a coesão em torno dos objetivos educacionais e a identidade institucional. O peer effect mostrou-se mais evidente em algumas escolas do que em outras, mesmo estando presente em todas. A análise da liderança não permitiu afirmar categoricamente que ela possa ser decisiva nas realizações educacionais de todas as escolas pesquisadas.
Resumen : This work was designed with the objective of identifying success cases and factors that are related to the production, reproduction and educational inequality of opportunities mitigation. In order to do this, it has investigated schools that, in spite of assisting students in social fragile situations, they present good performance, seeking to know elements which could collaborate in reaching success, such as social cohesion, leadership, “peer effect”, among others. Upon bibliographical survey and preliminary selection of cases, it has proceeded into field phase with research in three schools in Minas Gerais and two in the state of Rio de Janeiro. Interviews with several school social actors were carried out: directors, teachers, students and employees. It can be concluded that some factors can be effectively contributory results as the appropriation of the results, the non-segregation, the cohesion around educational objectives and the institucional identity. The peer effect has been shown more evident in some schools than in others, even being present in all of them. The analysis of leadership could not assert categorically that it is able to be decisive in educational achievements of all surveyed schools.
Palabras clave : Sucesso escolar
Oportunidades educacionais
Educação brasileira
Educational success
Inequality of opportunities
Brazilian education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9339
Fecha de publicación : 18-may-2018
Aparece en las colecciones: Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.