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dc.contributor.advisor1Ramos, Maria Lucia Bueno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769684J2pt_BR
dc.contributor.referee1Bonadio, Maria Claudia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790850Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Villas Bôas, Glaucia Kruse-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799781E4pt_BR
dc.contributor.referee4Tavares, Paula Maria Guerra-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8141078Z9pt_BR
dc.creatorFigueredo, Henrique Grimaldi-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4858641J1pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T12:19:15Z-
dc.date.available2019-03-18-
dc.date.available2019-03-27T12:19:15Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9317-
dc.description.abstractIn the context of an advanced modernity, the capitalist system of production and circulation of commodities is reorganized. New standards and public consumers emerge, as well as unprecedented practices that ratify, in many cases, the substitution of the object for its image. In the age of an artist capitalism responsible for aestheticizing and monetizing any typologies of products and experiences, a theme becomes central: the aesthetic economies of culture. Using conceptual fashion as a case study, namely the one produced by the British designer Alexander McQueen between 1992 and 2010, this text seeks to elucidate the functioning and the developments of this phenomenon, punctuating pertinent issues in the process as the artification and the elaboration of a sociologic framework of this community, helping us to learn such formatting. Structured in three chapters, this study initially retrieves questions related to the aestheticization of everyday life and its applicability to the universe of culture (art and fashion), and then identifies and discusses them in the English context of the 1990s. The composition of this social scenario will finally allow us to experiment our hypothesis: by applying such dialogues to the creation of McQueen from his fashion shows, we come to feel the tenuous balance established between aesthetics and economics in contemporary productions.pt_BR
dc.description.resumoNo contexto de uma modernidade avançada, o sistema capitalista de produção e circulação de mercadorias é reorganizado. Novos padrões e públicos consumidores surgem, assim como práticas inauditas que ratificam, em muitos casos, a substituição do objeto por sua imagem. Na era de um capitalismo artista responsável por estetizar e monetarizar quaisquer tipologias de produtos e experiências, um tema torna-se central: as economias estéticas da cultura. Utilizando a moda conceitual como estudo de caso, nomeadamente aquela produzida pelo britânico Alexander McQueen entre 1992 e 2010, este texto busca elucidar o funcionamento e os desdobramentos mercadológicos e estéticos deste fenômeno, pontuando no processo questões pertinentes como a artificação e a elaboração de um quadro sociológico desta comunidade, nos auxiliando a apreender tais formatações. Estruturado em três capítulos, este estudo recupera inicialmente questões relacionadas à estetização do cotidiano e sua aplicabilidade ao universo da cultura (arte e moda) para, posteriormente identificalas e discuti-las no contexto inglês da década de 1990. A composição de um redesenho social deste cenário nos permitirá, por fim, a experimentação de nossa hipótese: ao aplicarmos tais diálogos à criação de McQueen a partir de seus desfiles, passamos a tatear o tênue equilíbrio estabelecido entre estética e economia nas produções contemporâneas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlexander McQueenpt_BR
dc.subjectArtificaçãopt_BR
dc.subjectEconomias estéticaspt_BR
dc.subjectDesfilept_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectAlexander McQueenpt_BR
dc.subjectArtificationpt_BR
dc.subjectAesthetic economiespt_BR
dc.subjectFashion showspt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleEntre padrões de estetização e tipologias econômicas: a economia estética na moda contemporânea a partir da passarela de Alexander McQueen (1992-2010)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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