https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9302
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A educação especial no Brasil.pdf | 59.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marques, Luciana Pacheco | - |
dc.creator | Martins, Nathalia Toledo | - |
dc.creator | Gonçalves, Rafael Marques | - |
dc.creator | Andrade, Josiane da Silva | - |
dc.creator | Carneiro, Carla Toscano | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T16:05:33Z | - |
dc.date.available | 2019-03-01 | - |
dc.date.available | 2019-03-01T16:05:33Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9302 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Nosso objetivo foi examinar a articulação lógica entre o problema e a proposição teórico-metodológica das produções na área da Educação Especial,focando os seus pressupostos epistemológicos. Nos fundamentamos nos pressupostos das tendências empírico-analítica,fenomenológica-hermenêutica, crítico-dialética e do paradigma da complexidade. O procedimento adotado foi interpretar todas as dissertações/tesesproduzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial do Brasil, que versam sobre Educação Especial, produzidas nosanos de 2001, 2002 e 2003, disponíveis no banco de teses da CAPES. Encontramos as tendências empírica, fenomenológica e dialética. Osequívocos encontrados foram não inserção da pesquisa entre as produções na área; ausência de criticidade; não posicionamento numa determinadaconcepção de educação; construção teórica fundamentada em concepções diferentes; falta de coerência nos pressupostos teórico-metodológicos;não explicitação metodológica; não descrição dos procedimentos éticos; e má elaboração dos resumos. Concluímos pela necessidade da melhoriadas dissertações/teses para que possamos avançar na produção de conhecimento na área da Educação Especial. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A educação especial no Brasil: aspectos epistemológicos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Seminário de Iniciação Científica |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.